Em "Como Ser Existencialista", ao descrever as condições que uma pessoa deve preencher para se tornar existencialista, Gary Cox afirma: “Deverá conhecer razoavelmente a filosofia e a visão de mundo do existencialismo segundo pensadores como Arthur Schopenhauer, Friedrich Nietzsche, Jean-Paul Sartre, Simone de Beauvoir, Albert Camus, Samuel Beckett e Pernalonga”.
É dessa maneira despojada que o autor apresenta os princípios do movimento filosófico e cultural que viveu seu apogeu na metade do século XX, mas que, segundo ele, continua capaz de ajudar as pessoas a lidar com suas questões existenciais, libertando-as das restrições do cotidiano e dos obstáculos da vida e encorajando-as a desenvolver suas qualidades únicas.
"Como Ser Existencialista" é um livro espirituoso e divertido sobre a filosofia existencialista, mas é também um genuíno livro de autoajuda, que oferece conselhos claros de como viver de acordo com os princípios propostos por Nietzsche, Sartre, Camus e outros grandes pensadores da tradição existencialista. Um ataque à cultura da autojustificação, o livro nos exorta a enfrentar as duras verdades existenciais da condição humana. E recomenda vivamente que nos tornemos mais fortes e mais dignos, que deixemos de arrumar desculpas para tudo. Ao mostrar que somos irremediavelmente livres, o livro busca despertar no leitor a consciência de que somos os senhores de nosso destino.
Segundo o existencialismo, só podemos mudar nossa maneira de pensar e de sentir a vida se mudarmos nosso comportamento, se agirmos em vez de reagirmos, se formos assertivos em vez de nos deixarmos levar pelas circunstâncias, se assumirmos a responsabilidade por nós mesmos e por nossas ações.
SOBRE O AUTOR:
Apaixonado por Jean-Paul Sartre e Albert Camus desde a adolescência, o britânico Gary Cox graduou-se em filosofia pela Universidade de Southampton, no Reino Unido, em 1988. O mestrado e o doutorado foram concluídos na Universidade de Birmingham, da qual Cox tornou-se membro honorário em 2010. É autor de diversos livros sobre Sartre e o existencialismo, entre os quais "Compreender Sartre".
TÍTULO: COMO SER EXISTENCIALISTA
SUBTÍTULO: Ou caia na real, vá à luta e pare de arrumar desculpas
TÍTULO ORIGINAL: How to Be an Existentialist - Or how to get real, get a grip and stop making excuses
ANO DA EDIÇÃO ORIGINAL: 2009
AUTOR: Gary Cox
ASSUNTO: Filosofia
ISBN: 978-85-7881-085-6
EDITORA: Alaúde
PÁGINAS: 128
EDIÇÃO/ANO:
IDIOMA: Português
APRESENTAÇÃO: Brochura com orelha
PESO: 220 g
DIMENSÃO: 23 x 16 x 0,8 cm