CompraZen
Meditação, yoga e bem-estar
CONCURSO CULTURAL
28.06.2016
Gisele da Silva (Praia Grande - SP)
Minha história de superação
COMPARTILHAR

 

Sou Psicóloga formada há quase 20 anos, com carreira nas áreas de Recursos Humanos e Gestão de Pessoas e, por ironia do destino, precisei passar por um tratamento contra o stress. Por ser resultado de uma superdescarga de adrenalina que ocorre quando o organismo precisa lidar com situações que exijam grande esforço emocional, muitas pessoas acabam achando que o stress é apenas uma reação momentânea, mas ele é uma doença silenciosa, que vai diminuindo a resistência do organismo e ataca quando (e onde) a gente menos espera.

No meu caso, além de vários outros sintomas, o grande ataque se manifestou na visão, que ficou totalmente embaçada, a ponto de não conseguir enxergar o chão ou o rosto de uma pessoa a pouca distância. Durante muitos meses, tudo que eu enxergava com o olho esquerdo era uma enorme mancha redonda e escura. Esse vilão havia chegado de mansinho e, sem que eu me desse conta, acabou se transformando em doença.

Os exames diagnosticaram a Retinopatia Serosa Central causada pelo stress e o único tratamento que encontrei foi repouso e tranquilidade, tanto que precisei até me afastar do trabalho. Na verdade, o stress é um mal que pode atingir qualquer um, de qualquer formação, seja trabalhador ou desempregado, rico ou pobre, jovens ou idosos, solteiros ou casados... Sabemos que a vida não é um mar de rosas, todos nós atravessamos momentos difíceis, mas precisamos ganhar forças para enfrentar o stress e seus obstáculos. Durante o tempo em que a minha vida ficou literalmente "embaçada", um dos lugares onde encontrei momentos de alívio foi no Instagram. Entre tantas e tantas imagens, percebi que aquelas relacionadas à natureza e à espiritualidade - assim como os mandalas - me traziam um grande bem estar e alívio imediato, ajudando a reduzir aquele excesso de energia acumulado pelo stress.

 

minha-historia-de-superacao-concurso-cultural-vida-mais-zen-nosso-blog-imagem.jpg

 

Sabemos que a conexão com sons e imagens da natureza desencadeia a calmaria no cérebro, portanto, pessoas que têm contato com um cenário natural experimentam sentimentos mais relaxantes. Vários estudos já demonstraram que a simples contemplação de imagens da natureza tem efeito protetor contra o stress, além de melhorar o humor e a atenção. Como nem sempre a gente consegue escapar da rotina diária para um passeio em meio à natureza, surgiu então a ideia de criar uma página no Instagram (chamada Momento Zen) onde, além de usar esse espaço como uma arma para lutar contra o stress, passei a compartilhar momentos de bem estar e paz interior através de belas imagens e mensagens positivas.

O lado positivo disso tudo foi que, ao obscurecer a luz do espírito, o stress desencadeou uma revolução na minha forma de enxergar a vida e o mundo, e acabou abrindo as portas para o início de uma jornada interna em direção a uma nova forma de viver, repleta de vitalidade e paz interior. Hoje, dois anos depois, com a visão restabelecida e totalmente curada, cheguei à conclusão de que às vezes, na escuridão é que conseguimos ver a luz e, além de encarar a vida de forma mais plena e verdadeira, estou podendo ajudar também muitas pessoas a encontrarem esse caminho.

 

 

Texto vencedor da ação Vida Maiz Zen Concurso Cultural - Tema "Minha História de Superação" realizada durante os meses de janeiro a abril de 2016.
 

 

Ouça a linda canção "Estrada do Sol" com o grupo Jobim Jazz e a participação impecável de Nana Caymmi:

ESTRADA DO SOL

(Antonio Carlos Jobim / Dolores Duran)

 

É de manhã

Vem o sol

Mas os pingos da chuva

Que ontem caiu

Ainda estão a brilhar

Ainda estão da dançar

Ao vento alegre

Que me traz esta canção

 

Quero que você

Me dê a mão

Vamos sair por aí

Sem pensar

No que foi que sonhei

Que chorei, que sofri

Pois a nossa manhã

Já me fez esquecer

Me dê a mão

Vamos sair pra ver o sol


Voltar

ÚLTIMOS POSTS

23.06.2020
Usar a repetição como técnica de memorização pode parecer simples e óbvio ...
Leia mais
09.06.2020
Os koans são a ajuda mais intrigante e enigmática de todas para o estágio de insight na ...
Leia mais
26.05.2020
A verdadeira liberdade não tem nada a ver com o mundo exterior. A verdadeira liberdade não é ...
Leia mais
RECEBA NOSSA NEWSLETTER
CompraZen
Meditação, yoga e bem-estar

CompraZen, seu companheiro de jornada

Formas de pagamento

Formas de pagamento

Redes sociais

Facebook Instagram Youtube

Atendimento

(11) 4721-5028

(11) 93148-0456

Buda
2017 - Todos os direitos reservados - Compra Zen www.comprazen.com.br - CNPJ 15.294.311/0001-88
Rua Francisco Martins Feitosa, 119 - Mogi das Cruzes - SP - 08735-420 - Brasil
Preços, condições e promoções exclusivos para o site, podendo sofrer alterações sem prévia notificação.