CompraZen
Meditação, yoga e bem-estar
CONCURSO CULTURAL
28.03.2017
Bruno Moreira da Silva (Mauá - SP)
Minha transformação pela meditação
COMPARTILHAR

 

Meu nome é Bruno Moreira e vim dividir com você como a meditação mudou minha vida. Não pense que a primeira vez que se senta para meditar algo mágico já acontece. Definitivamente não funciona assim e, claro, eu ouvi e experimentei isso também quando comecei...

Decidi aprender meditação por ser uma pessoa muito ansiosa e nervosa, que não aceitava a mim mesmo e nem aceitava a vida como ela era. Então busquei um mestre, um lugar onde poderiam me orientar, e fui até um templo no bairro da Liberdade, São Paulo, chamado Busshinji, onde ofereciam aulas de meditação zazen para iniciantes. O templo guardava uma energia fantástica. Ao entrar, você sentia uma paz muito intensa e profunda. Fui tratado com muito respeito e todas as regras e métodos foram transmitidos com paciência em uma sala bem iluminada, com um agradável cheiro de incenso e uma figura simples de Buda Shakyamuni em pedra. Esse foi meu primeiro passo, porém como disse, as transformações não são simples nem rápidas, elas requerem dedicação, aperfeiçoamento e paciência.

 

minha-transformacao-pela-meditacao-concurso-cultutal-vida-mais-zen-nosso-blog-imagem.jpg

 

Todos os dias, ao sentar em meditação, os joelhos reclamavam e as pernas formigavam. Porém não desisti. Primeiramente tentei o meio-lótus, depois construí um banquinho para sentar em seisa, e só depois de um ano e meio eu consegui uma postura confortável voltando ao meio-lótus. Essa foi a minha lição de paciência: saber que aquele era o caminho e não desistir dele. Ao fechar meus olhos eu não via nada e não sentia nada, queria que algo milagroso e mágico acontecesse; mas não foi assim. Tive de aperfeiçoar minha técnica, estudei outras além da Zen e da tibetana, indo da wicca ao xamanismo. Todos me diziam que as respostas estavam à frente dos meus próprios olhos e me sentia como uma borboleta que tentava alçar seu voo e não conseguia.

Eu realmente não entendia e desesperadamente eu tentava sentir algo, ver algo, ouvir algo. Foi estudando mais e mais que o ponto de virada aconteceu. Eu entendi que nós tentamos ter e conquistar as coisas desesperadamente - sucesso, bons empregos, felicidade, amor - e loucamente nos lançamos em busca disso. Entretanto, aprendi com a Monja Coen que não há “dentro nem fora”, que a dualidade é uma ilusão da nossa mente. Quando isso fez sentido em meu coração, as disputas internas entre o que eu sou e o que eu desejo ser, entre o que os outros são e o que eu espero que eles sejam, cessaram e eu pude sentar-me em paz comigo mesmo, sem esperar absolutamente nada... e foi assim que eu senti algo muito bonito. Chorei aquele dia. Senti de forma indescritível que tudo é uma coisa só, a formiga, a folha, eu, a cachoeira, o planeta, o espaço, as estrelas, as galáxias, o universo, tudo o que há é um único ser vivo.

Então muita coisa se desdobrou a partir dessa descoberta, eu já não diferenciava as pessoas de mim, os seres vivos, a natureza. Adquiri um profundo respeito a tudo a minha volta, pois eu me tornei um com o todo. Isso foi apenas um passo na direção que eu escolhi trilhar e que a meditação me trouxe, mas não é nada comparado ao tanto que ainda devo aprender. Se posso dar um breve conselho de amigo seria: o mais importante é o caminho e não o objetivo, pois não existe fim, somente o caminho e por ele continuamos andando assim como tantos mestres das mais diversas tradições também continuam. Nada está pronto ou se finda, não há dentro ou fora, assim como não há começo e nem fim.

 

 

Texto vencedor da ação Vida Maiz Zen Concurso Cultural - Tema "Minha Transformação pela Meditação" realizada durante os meses de setembro a dezembro de 2016 

 

 

Assista a este vídeo da Monja Coen sobre como lidar com os sentimentos através da meditação:


Voltar

ÚLTIMOS POSTS

23.06.2020
Usar a repetição como técnica de memorização pode parecer simples e óbvio ...
Leia mais
09.06.2020
Os koans são a ajuda mais intrigante e enigmática de todas para o estágio de insight na ...
Leia mais
26.05.2020
A verdadeira liberdade não tem nada a ver com o mundo exterior. A verdadeira liberdade não é ...
Leia mais
RECEBA NOSSA NEWSLETTER
CompraZen
Meditação, yoga e bem-estar

CompraZen, seu companheiro de jornada

Formas de pagamento

Formas de pagamento

Redes sociais

Facebook Instagram Youtube

Atendimento

(11) 4721-5028

(11) 93148-0456

Buda
2017 - Todos os direitos reservados - Compra Zen www.comprazen.com.br - CNPJ 15.294.311/0001-88
Rua Francisco Martins Feitosa, 119 - Mogi das Cruzes - SP - 08735-420 - Brasil
Preços, condições e promoções exclusivos para o site, podendo sofrer alterações sem prévia notificação.