CompraZen
Meditação, yoga e bem-estar
COMPORTAMENTO
15.09.2020
CompraZen
Mais luz em sua sombra
COMPARTILHAR

 

Dentro de cada um de nós, sem exceção, existe uma casa com portas bem trancadas, onde habitam nossos piores sentimentos – inveja, desconfiança, traição, ódio, cobiça, medo, amargura, ciúme, crueldade, desejos de vingança, expectativas frustradas e instintos destruidores. Diante disso, temos sempre duas opções: fugir da casa ou colocar luz nesses espaços escuros, em que também ficam guardados muitos tesouros, ou seja, talentos não desenvolvidos, qualidades que ainda não afloraram, sentimentos em potencial.

Não é fácil admitir que esse lado terrível exista, mas todo ser humano carrega em sua personalidade qualidades e defeitos. Segundo o psiquiatra suíço Carl Gustav Jung (1875-1961), todas as faces escuras, ameaçadoras e indesejáveis da personalidade são chamadas de sombra, e reconhecer e aceitar seu lado sombrio é o primeiro passo para ter equilíbrio emocional e melhorar a qualidade de todas as relações. A sombra faz parte de nosso inconsciente e, se não for encarada, dominará todas as ações, nos rouba a tranquilidade para aceitar os ciclos da vida, nos tira a beleza, o ânimo e, o pior de tudo, a capacidade de amar, o que é justamente o mais iluminado dos sentimentos.

Quem age dominado pelas sombras está sempre insatisfeito. Costuma ser um crítico implacável, tem o hábito de culpar os outros por suas próprias faltas e fica muito incomodado com as atitudes alheias sem motivo aparente. Na rotina, o humor e a autoaceitação ajudam a levar luz às trevas interiores. Aceitar as próprias falhas exige coragem e humildade. Assim os relacionamentos podem ser mais harmoniosos e deixam de ser baseados em ilusões e expectativas. Aliás, preste atenção nas pessoas que têm o poder de tirar você do sério. Com certeza elas estão convidando a encarar um de seus lados renegados. O próprio Jung costumava dizer que devemos ser gratos aos inimigos, pois a treva deles permite enxergar a nossa.

 

 

mais-luz-em-sua-sombra-comportamento-felicidade-autoaceitacao-autoconhecimento-nosso-blog-imagem.jpg

 

 

Estar de bem com seus monstros internos é uma forma infalível de proteção emocional e psíquica, pois assim você deixa de ser alvo da projeção das sombras de outras pessoas e interrompem círculos viciosos de inveja, vingança, descontrole. Por exemplo, se você fica nervoso antes de uma reunião e por isso espalha o mau humor por todos os cantos, tente respirar fundo, pense no que está realmente incomodando e tente achar uma válvula de escape que não prejudique os outros.

Vale a pena perceber também que uma parte desse mundo das sombras é habitado por tudo aquilo que foi reprimido desde a infância e que não necessariamente é algo ruim. Ao contrário, lá são mantidos na sombra os aspectos mais criativos de sua alma, verdadeiras joias que, ao aflorar, abrem novas perspectivas. E temos de admitir que muitas vezes é o impulso da raiva, do ciúme, da inveja que nos dá força para tomar importantes decisões nas mais variadas áreas da vida. É comum que, por exemplo, pessoas calmas se livrem de grandes fardos depois de um ataque de ira.

 

 

MAIS LUZ EM SUA ROTINA

 

Existem várias atitudes para facilitar o reconhecimento das sombras e impedir que elas apareçam de surpresa, prejudicando suas relações amorosas, profissionais e de amizade. As orientações são da psicóloga paulista Isabel Telles.

- Faça um registro de suas sombras. Compre um caderno universitário. Em cada matéria, escreva o nome de um sentimento indesejável: inveja, medo, mágoa, ciúme, cobiça. Antes de deitar, faça uma retrospectiva do dia e anote nos respectivos lugares quando e por que teve contato com essas emoções. E ainda o que pode fazer para superá-las.

- Quando alguém causar muita irritação ou repulsa, antes de revidar, respire fundo e perceba o que incomoda no comportamento do outro. Na maioria dos casos, essa pessoa está expressando algo que você não aceita em sua personalidade.

- Todos os dias, faça uma autoavaliação e perceba se conseguiu tomar atitudes que trazem luz para a vida, como perdoar, compartilhar, compreender, colocar-se no lugar do outro antes de julgá-lo, fazer críticas de forma amorosa.

- Permita-se não ser impecável, pois todos os seres humanos erram. Brinque com suas falhas e, da próxima vez, tente agir melhor.

- Para lidar com os medos, escreva-os – eles se tornam conscientes e você pode dominá-los com mais habilidade.

- Não tome todas as reações dos outros como pessoais. Assim você deixa de ser alvo da projeção das sombras alheias e fica mais conectado com sua essência.

- Quando sentir ciúme, raiva, inveja, desejo de vingança, em vez de atacar o outro, escreva tudo que sente num pedaço de papel e queime. Isso dá alívio e domínio de seus atos.

- Agradeça aos seus inimigos, eles podem estar mostrando o que você não enxerga em si mesmo.

 

 

Assista ao “Efeito Sombra”, com Debbie Ford:

 

 


Voltar

ÚLTIMOS POSTS

27.10.2020
O ser humano comum, inconsciente, não tem nenhuma individualidade; ele tem apenas uma personalidade. ...
Leia mais
13.10.2020
Os budistas tibetanos têm uma crença profunda no renascimento – a noção de que a ...
Leia mais
29.09.2020
Como seres humanos, tendemos a nos identificar com as nossas energias mentais, a nossa inteligência racional que ...
Leia mais
RECEBA NOSSA NEWSLETTER
CompraZen
Meditação, yoga e bem-estar

CompraZen, seu companheiro de jornada

Formas de pagamento

Formas de pagamento

Redes sociais

Facebook Instagram Youtube

Atendimento

(11) 96706-4719

Buda
2017 - Todos os direitos reservados - Compra Zen www.comprazen.com.br - CNPJ 14.088.607/0001-80
Rua Francisco Vaz Coelho, 847 - Vila Lavínia - Mogi das Cruzes - SP - 08735-440 - Brasil
Preços, condições e promoções exclusivos para o site, podendo sofrer alterações sem prévia notificação.