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22.06.2021
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Tai Chi Chuan e meditação taoísta
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O Tai Chi Chuan é uma antiga disciplina chinesa, tradicionalmente usada para a saúde, relaxamento, meditação, autodefesa e autoconhecimento. Praticando devagar, com suaves movimentos circulares, o Tai Chi enfatiza o relaxamento e a força interior, ao invés da força externa. Por isso pode ser aprendido por qualquer pessoa, sem restrições de idade ou condicionamento físico. Como meditação, o Tai Chi contribui para harmonizar corpo e mente de forma dinâmica, com a ajuda dos movimentos. Ele cria uma quietude interior que alimenta uma contínua expansão da consciência. Como arte marcial, é uma das chamadas “escolas internas”, baseadas na não-resistência e que evitam usar a força externa.

 

 

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A filosofia do Tai Chi Chuan tem raízes no Taoísmo. Tanto a movimentação física quanto os ensinamentos derivam do relacionamento complementar entre Yin e Yang, as duas forças fundamentais cuja interação cria e harmoniza o universo. O Tai Chi está o tempo todo experimentando o cheio e o vazio, o macio e o duro, e isso desenvolve um equilíbrio profundo. Também gera uma grande flexibilidade mental e capacidade de se adaptar às circunstâncias, além de desenvolver força física com a repetição correta dos movimentos devido à concentração necessária para executá-los. Uma boa postura acalma a mente e deixa o Chi fluir corretamente.

O Tai Chi requer uma postura “enraizada”, como uma árvore que expande as raízes em direção à terra enquanto seus galhos e folhas também crescem. O praticante deve abrir as juntas, sentir os pés como se eles entrassem no chão; ao mesmo tempo, alongar a coluna como se ela expandisse em duas direções, para cima e para baixo. Esta é uma imagem cara aos chineses, de acordo com o tradicional ensinamento de que o homem se encontra na junção entre o céu e a terra, equilibrando-se como um mediador entre essas duas grandes forças: Yang (céu) e Yin (terra).

A prática constante do Tai Chi Chuan tem a reputação de aliviar uma série de sintomas ligados à hipertensão, às situações gástricas, à artrite e outros problemas de saúde. Também melhora a circulação, equilibra e fortifica o sistema nervoso. Os alongamentos tornam o corpo mais flexível, tonificam os músculos e relaxam a tensão. Além disso, o Tai Chi pode ser considerado como um processo completo de interiorização - um trabalho corporal e espiritual, que envolve o autoconhecimento, limpa as emoções, melhora a postura e a maneira de se mover.

 

 

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MEDITAÇÃO TAOÍSTA

 

O Taoísmo é uma das mais antigas tradições orientais e não adota um sistema de pensamento único, pois muitos métodos diferentes foram agregados ao longo dos séculos. Por sua vez, a tradição taoista originou várias outras, como a acupuntura, o estudo das plantas medicinais, a massagem terapêutica, a meditação e as artes marciais que não usam armas – das quais a mais tradicional é o Tai Chi Chuan.

Segundo a tradição, o primeiro passo para o desenvolvimento do Tai Chi foram as descobertas do chinês Chang San Feng, há mais de cinco mil anos. Ele percebeu a existência do Chi – a energia vital que se manifesta tanto dentro quanto fora de nós. Observando a natureza e o próprio corpo, ele teve a primeira vez a consciência do poder do Chi e de como ele se expressa. No livro Meditação Taoísta, Chan San Feng fala sobre exercícios respiratórios e a conscientização da ligação entre o corpo e a mente:

 

- Primeiramente, fique tranquilo por algum tempo, até que corpo e mente estejam pacificamente estabelecidos e sua respiração esteja calma e regular. Então, feche os olhos e observe a região abaixo do coração e acima dos órgãos genitais, sem ficar fixo nela e também sem abandoná-la. Não a esqueça e não a force.

- Quando os pensamentos desaparecem e somente a alma está presente, isso se chama atenção correta. Nessa atenção existe vitalidade e alegria; nesta energia existe serenidade e contentamento.

- Quando a exalação sobe, ela não deve colidir com o coração; quando a inalação desce, não deve colidir com os genitais. Fechando e abrindo, indo e vindo, pratique isso por uma ou duas semanas. A respiração espontaneamente se harmonizará e a energia espontaneamente será refinada.

- Quando a energia e a respiração estiverem harmonizadas, naturalmente não haverá saída nem entrada, nem ida ou retorno para cima, para meio ou para baixo. Essa é a respiração abdominal. Essa é a respiração espiritual. Isso é retornar à raiz e restaurar a vida. Quando a energia atinge esse ponto, é como uma flor brotando, como um embrião recém-concebido. A energia verdadeira ferve e circula, espontaneamente, do cóccix para cima através da espinha até a cabeça, e para baixo através das passagens nasais, passando pela traqueia até o coração.

- Eu apenas olho firmemente, sutilmente, observando a câmara central. Ali há potencial vital ilimitado. Praticando isso por um ou dois meses, meu espírito torna-se cada vez mais tranquilo. Quando você está tranquilo por muito tempo, a energia é produzida se modo crescente. O espírito produz energia e a energia produz o espírito.

- Depois de cem ou mais dias, o espírito vital cresce cada vez mais, e a verdadeira energia gradualmente vai ficando plena. O calor surge abundantemente e há boa circulação. A água e o fogo misturam-se naturalmente e céu e terra se unem. O espírito é fluido, a energia é expansiva. Em pouco tempo a verdadeira energia se unifica.

 

 

Fonte: Sophia, Editora Teosófica, Jan/Mar 2007

 

 

Aprenda duas técnicas de respiração taoista para sua saúde física, mental e espiritiual:

 

 


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