CompraZen
Meditação, yoga e bem-estar
COMPORTAMENTO
07.12.2021
CompraZen
Liberte-se da culpa
COMPARTILHAR

 

A culpa é um dos maiores problemas que todas as pessoas devem ter que encarar. O passado inteiro da humanidade foi construído sobre a culpa. E cada geração vai passando suas doenças à nova geração. E elas vão se tornando, naturalmente, cada vez maiores. Elas se acumulam com cada geração. E cada nova geração é mais sobrecarregada que a anterior.

Mas a culpa foi uma das estratégias básicas dos clérigos para explorar as pessoas. O padre, a freira, os sacerdotes, pastores, bispos não podem existir sem a culpa. Quando você se sentir culpado, lembre-se, o clérigo está ao seu redor. Quando você se sentir culpado, lembre-se, as mãos dos clérigos, estão ao redor do seu pescoço, elas estão batendo em você. A culpa é uma estratégia para explorar as pessoas e transformar as pessoas em escravas.

Tente entender o mecanismo disto. Só esta compreensão o ajudará a sair disto. O que é a culpa, exatamente? Primeiro: é uma condenação da vida; é uma atitude de negação da vida. Foi dito a você que algo está basicamente errado com a vida; foi dito a você que você nasce como um pecador. Foi dito que nada de bom pode sair da vida ou de você ou de qualquer outra pessoa. Nada de bom é possível nesta terra! O bem é só de deus. E você tem que encontrar um salvador, um Cristo, um Krishna, um Buda -- você tem que encontrar um salvador que pode lhe salvar de você mesmo que pode levá-lo a deus.

A vida não vale viver. Evite viver! Se você viver, você pecará mais e mais - a vida é pecado. Evite a vida. Retire seu ser da vida. E sempre que você se sente atraído(a) para a vida, a culpa surge. Você começa a ter o sentimento que você vai fazer algo de errado.

A vida é imensamente bela. Ela tem grande atração, tem gravitação. É natural ser atraído pela vida. É natural estar apaixonado. É natural desfrutar, é natural rir, é natural dançar. Mas tudo que é natural é condenado. Você tem que agir contra a natureza--isto tem sido ensinado.

Os puritanos envenenaram suas fontes naturais de vida; eles o puseram contra o seu ser. Eles criaram uma divisão em você. Eles não puderam corromper o seu corpo, mas eles corromperam a sua mente. Assim a mente existe de acordo com os clérigos e o corpo existe de acordo com a natureza, e não há nenhuma união.

 

 

liberte-se-da-culpa-pecado-escravidao-liberdade-plenitude-alegria-viver-felicidade-osho-nosso-blog-imagem.jpg

 

 

O corpo deseja as alegrias da vida -- todas as alegrias. O corpo é afirmação da vida e a mente é a negação da vida. A mente representa os padres. Seja ele cristão, hindu, jaina. A mente fala o idioma dos padres, dos sacerdotes, dos clérigos; ela diz "Isto está errado"! Se você está comendo e você gosta, O Mahatma Gandhi fala para a sua mente: "Isto está errado -- não deguste, não saboreie. Degustar, saborear é pecado.

No ashram de um Mahatma Gandhi uma das disciplinas básicas era o ASWAD, nenhum gosto. Você tem que só comer para matar as necessidades completamente, mas você não deve ter nenhum gosto, você não deve desfrutar o sabor da comida, o cheiro da comida. Você deve destruir a comida, assim não degusta e você deve destruir sua língua para perder a sensibilidade. Quando você perde gosto, você se torna um mahatma.

O mesmo é verdade para outras coisas: se você se apaixonar por um homem ou mulher, você está pecando, alguma injustiça está acontecendo. Se você vê a beleza de uma mulher ou de um homem, e você vibra, grande culpa surge. O que você está fazendo? Isto é irreligioso! Isto não é moral!

E por que se cria dificuldade, você mentirá. Isso é assim e assim sucessivamente.... Uma culpa cria outra e assim por diante, sem parar. Não há nenhum fim nisto. Então você é montado(a) na culpa; você tem uma montanha como o Himalaia de culpa no seu coração.

Você não se libertará da culpa a menos que você entenda todo o mecanismo dela, de como é por culpa que os clérigos dominaram a humanidade, como os clérigos criaram a escravidão e uma escravidão sutil. Você não tem algemas nas suas mãos, você não tem algemas em seus pés, mas você tem algemas bem fundo na sua alma.

Estar livre da culpa é estar livre de todo o sacerdócio. Estar livre da culpa é estar livre de todo o passado. E estar livre da culpa é se tornar um(a), porque então a divisão desaparece. Estar livre da culpa é derrotar a esquizofrenia. E então há grande alegria, porque você já não está mais lutando com você mesmo(a), você começa a viver!

Como você pode viver se você for continuamente um lutador? Você não pode viver se você for lutar com você. Você só pode viver quando a briga terminar. Então a vida tem seu próprio ritmo, sua própria melodia. E vida é uma bênção. E só em harmonia, quando você vive sem culpa, sem repressão, sem tabus, sem inibições, sem padres e freiras que interferem em sua vida - hindu, maometano, cristão - quando você está por conta própria, sem interferências, com seu próprio mestre interior, então, só aí, há o contato com a existência.

Os clérigos fazem o impossível! Se você não pode contatar a vida, como você pode contatar a vida abundante? Se você não pode contatar as flores, como você pode contatar quem as criou? Se você não pode contatar a beleza, a alegria, o amor, como você pode contatar aquele donde toda a beleza, amor e alegria vem fluindo? Impossível. Os padres e as freiras querem o impossível. O clérigo é a causa por que a terra ficou irreligiosa.

Eu lhe ensino um tipo novo de religiosidade livre de culpa, menos proibitiva, não-repressiva. Eu lhe ensino uma religiosidade de alegria, aceitação, naturalidade, espontaneidade.

 

Fonte: Osho

 

 

Ouça a música “Culpa”, com O Terno:

 

 

CULPA

(Tim Bernardes)

 

Parece que eu fico o tempo todo culpado

Com culpa eu não sei do que

Quem vai me desculpar se eu não fiz nada de errado

Que mais que eu posso fazer?

 

Será que as coisas que eu faço

E penso que não tem problema

Na verdade são pecado

E é por isso que eu me sinto tão culpado?

 

Ou será que a sociedade

Diz que é para eu ser contente

e quando eu fico meio triste, ou até meio chateado

Eu fico mais, pois acho que eu sou culpado?

 

uh, uh, uh, uh, culpa!

ah, ah, ah, culpa!

ah, ah, ah, culpa!

 

Desculpa qualquer coisa

Minha culpa, minha culpa

Culpa minha de pedir perdão

 

Culpa de fazer sucesso

Culpa de ser um fracasso

Culpa sua

Culpa de cristão

 

Será que as coisas que eu faço

E penso que não tem problema

Na verdade são pecado

E é por isso que eu me sinto tão culpado?

 

Ou será que a sociedade

Diz que é para eu ser contente

e quando eu fico meio triste, ou até meio chateado

Eu fico mais, pois acho que eu sou culpado?

 

uh, uh, uh, uh, culpa!

ah, ah, ah, culpa!

ah, ah, ah, culpa!

 


Voltar

ÚLTIMOS POSTS

24.05.2022
Na Índia, o deus Ganesha é um dos mais populares na religião hindu. A seguir, quatro curiosidades ...
Leia mais
10.05.2022
Sua imaginação é uma poderosa e criativa ferramenta para transformar sua vida. A seguir, ...
Leia mais
26.04.2022
No entardecer da terra O sopro do longo Outono Amareleceu o chão. Um vago vento erra, Como um sonho ...
Leia mais
CompraZen
Meditação, yoga e bem-estar

CompraZen, seu companheiro de jornada

Formas de pagamento

Formas de pagamento

Redes sociais

Facebook Instagram Youtube

Atendimento

(11) 96706-4719

Buda
2017 - Todos os direitos reservados - Compra Zen www.comprazen.com.br - CNPJ 14.088.607/0001-80
Mogi das Cruzes - SP - Brasil
Preços, condições e promoções exclusivos para o site, podendo sofrer alterações sem prévia notificação.