CompraZen
Meditação, yoga e bem-estar
FILOSOFIA ORIENTAL
01.03.2016
CompraZen
Kali, a energia da renovação
COMPARTILHAR

 

Kali é a representação do princípio feminino renovador, existente em todo ser humano e na natureza, que destrói a ilusão e dissolve a ignorância, responsáveis pela escravidão ao ciclo de Samsara (renascimentos e mortes consecutivas). Kali é identificada a Kala, o tempo, representado como negro, sombrio, implacável. O tempo é negro porque é irracional, duro, sem piedade. Todos vivem sob seu domínio e, para se libertar dos sofrimentos provenientes dele, deve-se, primeiramente, abolir o próprio tempo.

Conforme Swami Sivananda, o poder de Kali se expressa como força e determinação. Nela, há uma intensa e avassaladora paixão pelo ato de destruir todos os obstáculos ao divino. É a grande guerreira dos três mundos, a qual jamais foge a uma batalha. Kali não tolera a indiferença, a negligência nem a preguiça perante a obra divina, despertando, de imediato e com aguda dor, quem dorme e vagabundeia inoportunamente.

Kali também é mãe e seu amor é tão intenso quanto sua ira. Ela é temível para os hostis, a força de sua presença é dolorosa para os débeis e tímidos, mas os grandes, os fortes e os nobres a amam e veneram, pois compreendem que seus golpes convertem o materialmente rebelde em fortaleza e verdade perfeita, martelam e endireitam o torcido e perverso e expelem o que é impuro e defeituoso. Nada pode satisfazê-la se não chegar aos êxtases supremos, às alturas mais excelsas, às aspirações mais nobres e às perspectivas mais vastas.

 

 

kali-energia-da-renovacao-energia-feminina-deusa-hindu-mantra-nosso-blog-imagem-1.jpg

 

 

LENDAS SOBRE KALI

 

Segundo o Ligam Purana, em tempos remotos, uma mulher-dêmonio chamada Daruka havia obtido, mediante austeridades e sacrifícios religiosos, um poder tão grande que consumia, com fogo, deuses e sacerdotes. Mas, como era servida por uma multidão de mulheres, Vishnu e os demais deuses temiam atacá-la, pois poderiam ser culpados do grande pecado de dar morte a uma mulher.

Os deuses recorreram a Shiva para resolver esse problema, que, dirigindo-se a sua esposa (Parvati), disse: “Ó, encantadora Devi, permita-me que te solicite a destruição de Daruka!” Parvati, tendo escutado essas palavras, criou, então de sua própria substância, uma terrível virgem negra de lábios sem brilho, com três olhos, sustentando nas mãos um tridente, uma faca de sacrifícios e uma cabeça cortada. Seu aspecto era assustador de ser contemplar, estava envolta em vestidos celestiais e adornada com toda a classe de ornamentos. Ao contemplar essa terrível forma de escuridão, os deuses retiraram-se assustados. Parvati criou, ainda, inumeráveis espíritos femininos, duendes e demônios. Essa virgem negra, que foi chamada de Kali, assistida por seu exército, atacou e destruiu Daruka.

Kali também aparece travando combate com Raktabija, chefe de um exército de demônios. Conta a lenda que Raktabija, ao ver que todos os seus soldados caíam mortos uns após os outros, resolveu ele mesmo atacar Kali. Ela defendeu-se bravamente, redobrando seus golpes mortíferos, mas a cada gota de sangue que caía de Raktabija, nasciam mil gigantes, tão vigorosos quanto ele. Para acabar com seu inimigo, Kali teve, então de beber cada gota de sangue antes que essa caísse no solo. Com esse estratagema, ela conseguiu derrotar Raktabija e destruir o exército de demônios.

Após a vitória, Kali começou a dançar com alegria tão selvagem que estremeceu todo o universo. Os deuses, preocupados com os resultados catastróficos que poderiam surgir da dança de Kali, pediram a intervenção de Shiva, para que a acalmasse. Mas ela, em tal sagrado delírio não percebeu que era seu esposo que se aproximava e derrubou-o, dando-lhe morte aparente, dentre inúmeros cadáveres. Ao dar-se conta de seu trágico erro, Kali quietou-se, desolada.

 

 

kali-energia-da-renovacao-energia-feminina-deusa-hindu-mantra-nosso-blog-imagem-2.jpg

 

 

MANTRAS DE KALI

 

Mantra geral de Kali para ajuda em circunstâncias difíceis:

 

Om Klim Kalika-yei Namaha

“Om e saudações. Eu atraio aquela que é negra e poderosa.”

 

Esse mantra pode ser utilizado para trazer, muito rapidamente, equilíbrio a uma pessoa, ou alinhá-la com relação a uma situação específica. Os resultados podem ser dramáticos e até mesmo desagradáveis, mesmo que, em última análise, sejam os mais compassivos. Por exemplo, se você estiver tendo problemas com um relacionamento e utilizar esse mantra de Kali para invocar a ajuda dela na solução do problema, o relacionamento pode cessar abruptamente, mesmo que esse não fosse o desfecho que você queria.  Ou, ao contrário, a possibilidade de um casamento poderia se desenvolver muito rapidamente a partir de um relacionamento que você pode ter desejado ou para o qual se sentia preparado. Qualquer que seja o assunto, Kali o leva diretamente ao ponto, e deixa os apegos do seu ego caírem onde puderem cair. Ela está relacionada com qualquer resultado que possa ser mais benéfico para você de um ponto de vista karmico, e ponto final.

 

 

Mantra de evolução espiritual, que é rápido, poderoso e inflexível:

 

Om Hrim Shreem Klim Adya Kalika Param Eshwari Swaha

“Om e saudações a Ela que é primeira, negra em sua própria realidade, o supremo feminino primordial, que abre caminho através da ilusão, removendo obstáculos e vencendo dificuldades até a verdade completa da existência.”

 

Existe também uma forma mais extensa do mantra anterior e que está relacionada, por um lado, com Kali como a destruidora do ego negativo, e por outro, como a provedora de um caminho muito rápido para libertação espiritual. Embora você pudesse procurar por muito tempo, seria difícil para você descobrir esse mantra, em geral conhecido, simples e misteriosamente, como o Grande Mantra das Quinze Sílabas. Se você decidir trabalhar com esse mantra, por favor, tenha uma paciência extra com você mesmo. Como ele pode funcionar rapidamente, ele pode também causar algum distúrbio na sua vida cotidiana.

O mantra irá trazer à tona aspectos do nosso ego que nós decidimos que estão “OK”. Todos nós ficamos satisfeitos com nós mesmo em certos contextos. Sabemos que somos, levamos em conta o nosso comportamento anormal e enganamos a nós mesmos achando que estamos nos esforçando e fazendo o melhor que podemos. Mas se essas qualidades internas não são verdadeiramente benéficas para nós, nesse mantra começará a erradicar até mesmo características que, ao nosso ver, estão corretas e que queremos manter. Se estamos determinados a nos manter agarrados a partes de nós mesmos que se baseiam num sentido ilusório de satisfação, em particular se o nosso comportamento não chega a ser ideal, então Kali surgirá para nos ajudar com uma precisão de bisturi de aço inoxidável.

Quando invocamos Kali por meio desse mantra, nós estamos dizendo: “Eu quero o verdadeiro progresso espiritual pelo caminho mais poderoso e direto, apesar das consequências que isso venha a ter para o meu ego.” Então, se você tomar esse caminho, é perfeitamente justo que você saiba no que está se envolvendo. Ele será intenso, possivelmente inquietante, provavelmente desconfortável, certamente disruptivo para um ou mais aspectos de sua vida mundana, e também muito eficaz num curto período de tempo.

 

 

Fonte: Mitologia Hindu, Aghorananda Saraswati, Madras / Shakti – Os Mantras da Energia Feminina, Thomas Ashley-Farrand, Pensamento

 

 

Ouça o mantra para Kali na voz de Nina Hagen:

JAI MATA KALI JAI MATA DURGE

 

Kali Durge Namo Namah

Kali Durge Namo Namah

Jai Mata Kali

Jai Mata Durge


Voltar

ÚLTIMOS POSTS

15.09.2020
Dentro de cada um de nós, sem exceção, existe uma casa com portas bem trancadas, onde habitam ...
Leia mais
01.09.2020
Lao-Tzu nos oferece a seguinte receita para viver uma vida de satisfação e sucesso: “Manifeste a ...
Leia mais
18.08.2020
Existe uma história muito interessante dentro da tradição zen: Uma noite, quando um monge ...
Leia mais
RECEBA NOSSA NEWSLETTER
CompraZen
Meditação, yoga e bem-estar

CompraZen, seu companheiro de jornada

Formas de pagamento

Formas de pagamento

Redes sociais

Facebook Instagram Youtube

Atendimento

(11) 4721-5028

(11) 93148-0456

Buda
2017 - Todos os direitos reservados - Compra Zen www.comprazen.com.br - CNPJ 15.294.311/0001-88
Rua Francisco Martins Feitosa, 119 - Mogi das Cruzes - SP - 08735-420 - Brasil
Preços, condições e promoções exclusivos para o site, podendo sofrer alterações sem prévia notificação.