CompraZen
Meditação, yoga e bem-estar
FILOSOFIA ORIENTAL
10.09.2019
CompraZen
Kartikeya, o Deus da Guerra
COMPARTILHAR

 

Kartikeya, o filho das seis Plêiades (também conhecido como Skanda), é considerado o Deus da Guerra. Kartikeya é o mais velho dos dois filhos de Shiva e Parvati. As Krithikas (estrelas), esposas de seis sábios, atuaram isoladamente como mães substitutas para fertilizar a semente de Shiva, nascendo, então, seis meninos. Ao nascerem, essas crianças foram jogadas por suas mães em uma floresta. Os seis meninos, então, fundiram-se em um, surgindo Kartikeya. Sua morada é o Monte Kailash, ao lado de Shiva, Parvati e Ganesha. Ele também fica no Monte Krauncha (para onde foi após a desavença com seus pais por preferirem Ganesha), no sul da Índia, sendo por esse motivo mais reverenciado ali do que na região norte do país. É também venerado nos festivais, como Skanda Shashti, que é realizado em sua honra, bem como nos templos a ele dedicados.

 

 

kartikeya-o-deus-da-guerra-hinduismo-shiva-parvati-ganesha-mitologia-indiana-mantra-nosso-blog-1.jpg

 

 

Kartikeya nasceu com o objetivo claro de destruir o demônio Tarak, que causava grande confusão no domínio dos deuses, atrapalhando o ritmo das estações. Por esse motivo, Kartikeya foi indicado como Comandante-Chefe das forças divinas.  Por ter nascido da semente de Shiva, Kartikeya tinha um temperamento mais destrutivo do que Ganesha, que nasceu do suor de Parvati.

Kartikeya é geralmente representado como muito bonito, de cútis brilhante, segurando em uma das mãos uma lança, seta, espada, disco, laço, escudo e uma concha, enquanto a outra permanece em gesto de bênção. Ele cavalga um pavão, que é seu veículo durante a luta contra o demônio Tarak. É também representado como uma divindade guardiã nos templos de Shiva. A esposa de Kartikeya é Devasena.

 

 

kartikeya-o-deus-da-guerra-hinduismo-shiva-parvati-ganesha-mitologia-indiana-mantra-nosso-blog-2.jpg

 

 

O Festival Skanda Shashti é celebrado ao sul da Índia, como o dia em que Kartikeya derrotou o demônio Tarak. Já, em Bengali, Kartikeya é também cultuado em companhia de Durga Ji. Alguns de seus nomes/Epítetos: Guha, o misterioso; Subramanya, o querido dos Brahmanes; Senapati, o chefe dos exércitos, Gangeia, filho do Ganges, Agnibhu ou Pavaki, filho do fogo; Mahasena, possuidor de um vasto exército; Shaktidhara, armado de uma lança; Naigamesha, mestre dos tradições sagradas.

Entoe o mantra de kartikeya, Om Kartikey Yaye Vidmahe (vídeo abaixo). Seu favor concede coragem e derrota os inimigos. Seu mantra deve ser cantado para resolver a inimizade e conquistar as pessoas. O mantra chama o Senhor Kartikeya para descer à terra e derrotar os inimigos ou aqueles que conspiram contra o devoto, fazendo com que se ganhe coragem e força para enfrentar os obstáculos.

 

 

Fonte: Deuses e Deusas Hindus, B.K. Chaturvedi & Suresh Narain Mathur, Madras

 

 

 

Om Kartike Yaye Vidmahe

Vallinathay Dhimahi

Tanno Skand Prachodayat

 


Voltar

ÚLTIMOS POSTS

15.09.2020
Dentro de cada um de nós, sem exceção, existe uma casa com portas bem trancadas, onde habitam ...
Leia mais
01.09.2020
Lao-Tzu nos oferece a seguinte receita para viver uma vida de satisfação e sucesso: “Manifeste a ...
Leia mais
18.08.2020
Existe uma história muito interessante dentro da tradição zen: Uma noite, quando um monge ...
Leia mais
RECEBA NOSSA NEWSLETTER
CompraZen
Meditação, yoga e bem-estar

CompraZen, seu companheiro de jornada

Formas de pagamento

Formas de pagamento

Redes sociais

Facebook Instagram Youtube

Atendimento

(11) 4721-5028

(11) 93148-0456

Buda
2017 - Todos os direitos reservados - Compra Zen www.comprazen.com.br - CNPJ 15.294.311/0001-88
Rua Francisco Martins Feitosa, 119 - Mogi das Cruzes - SP - 08735-420 - Brasil
Preços, condições e promoções exclusivos para o site, podendo sofrer alterações sem prévia notificação.