Kartikeya, o filho das seis Plêiades (também conhecido como Skanda), é considerado o Deus da Guerra. Kartikeya é o mais velho dos dois filhos de Shiva e Parvati. As Krithikas (estrelas), esposas de seis sábios, atuaram isoladamente como mães substitutas para fertilizar a semente de Shiva, nascendo, então, seis meninos. Ao nascerem, essas crianças foram jogadas por suas mães em uma floresta. Os seis meninos, então, fundiram-se em um, surgindo Kartikeya. Sua morada é o Monte Kailash, ao lado de Shiva, Parvati e Ganesha. Ele também fica no Monte Krauncha (para onde foi após a desavença com seus pais por preferirem Ganesha), no sul da Índia, sendo por esse motivo mais reverenciado ali do que na região norte do país. É também venerado nos festivais, como Skanda Shashti, que é realizado em sua honra, bem como nos templos a ele dedicados.
Kartikeya nasceu com o objetivo claro de destruir o demônio Tarak, que causava grande confusão no domínio dos deuses, atrapalhando o ritmo das estações. Por esse motivo, Kartikeya foi indicado como Comandante-Chefe das forças divinas. Por ter nascido da semente de Shiva, Kartikeya tinha um temperamento mais destrutivo do que Ganesha, que nasceu do suor de Parvati.
Kartikeya é geralmente representado como muito bonito, de cútis brilhante, segurando em uma das mãos uma lança, seta, espada, disco, laço, escudo e uma concha, enquanto a outra permanece em gesto de bênção. Ele cavalga um pavão, que é seu veículo durante a luta contra o demônio Tarak. É também representado como uma divindade guardiã nos templos de Shiva. A esposa de Kartikeya é Devasena.
O Festival Skanda Shashti é celebrado ao sul da Índia, como o dia em que Kartikeya derrotou o demônio Tarak. Já, em Bengali, Kartikeya é também cultuado em companhia de Durga Ji. Alguns de seus nomes/Epítetos: Guha, o misterioso; Subramanya, o querido dos Brahmanes; Senapati, o chefe dos exércitos, Gangeia, filho do Ganges, Agnibhu ou Pavaki, filho do fogo; Mahasena, possuidor de um vasto exército; Shaktidhara, armado de uma lança; Naigamesha, mestre dos tradições sagradas.
Entoe o mantra de kartikeya, Om Kartikey Yaye Vidmahe (vídeo abaixo). Seu favor concede coragem e derrota os inimigos. Seu mantra deve ser cantado para resolver a inimizade e conquistar as pessoas. O mantra chama o Senhor Kartikeya para descer à terra e derrotar os inimigos ou aqueles que conspiram contra o devoto, fazendo com que se ganhe coragem e força para enfrentar os obstáculos.
Fonte: Deuses e Deusas Hindus, B.K. Chaturvedi & Suresh Narain Mathur, Madras
Om Kartike Yaye Vidmahe
Vallinathay Dhimahi
Tanno Skand Prachodayat
Formas de pagamento