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08.01.2019
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Massagem para os pés
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A massagem terapêutica dos pés é considerada uma ciência porque se baseia no estudo fisiológico e neurológico, e é também uma arte porque depende muito da habilidade de quem aplica a técnica. O tratamento em si é simples. Não exige nenhum equipamento. O fundamental é a sensibilidade. Os massoterapeutas especializados em reflexologia poderão lhe oferecer um tratamento completo e eficaz, graças à sua experiência. Mas você também pode aprender algumas técnicas simples, para cuidar de si mesmo e de sua família no dia a dia.

Além dos benefícios para a saúde de todos, você vai perceber que a técnica também é uma ferramenta de autoconhecimento, quando você trata de si mesmo, e de aproximação entre os membros da família, quando você cuida de filhos, pais e outros parentes. Importante: como tudo nesta vida, nas primeiras vezes em que você for fazer a massagem, poderá se atrapalhar – mas não desanime: com a prática, os resultados aparecem rapidinho.

Pessoas de qualquer idade podem se beneficiar com a massagem terapêutica dos pés. Crianças e bebês em geral apresentam ótimos resultados, porque relaxam mais profundamente e seus corpos são muito receptivos aos estímulos terapêuticos (OBS: Há algumas contraindicações para a aplicação da reflexologia: casos de trombose - pois a massagem pode deslocar o coágulo sanguíneo; diabetes - especialmente se o paciente utilizar insulina; gravidez; fraturas ou lesões; varizes expostas; pacientes cardíacos com marcapasso; dermatites).

 

 

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RELAX TOTAL

 

Sente-se confortavelmente. Pode ser numa cadeira, na cama ou sobre uma almofada, e lembre-se de apoiar as costas. Aqui você aprende uma sequência completa de relaxamento, que leva em média 30 minutos e pode ser aplicada em bebês, crianças, adultos e idosos – lembrando sempre de ajustar a pressão do toque. Comece pelo pé esquerdo, onde está o reflexo do coração, e depois repita a sequência completa no pé direito.

 

 

 

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PÉS DE ANJO

 

Cuidados simples aplicados no dia a dia ajudam a garantir a saúde e o conforto dos pés. Aqui você vê os principais:

 

Higiene:

- lave os pés com sabonete neutro diariamente, para remover peles mortas e eliminar bactérias;

- use pedra-pomes e lixas para amolecer aos poucos áreas endurecidas;

- seque bem os pés, lembrando-se de passar a toalha entre os dedos;

- após o banho e antes de deitar-se, use cremes para manter a pele hidratada;

- corte as unhas regularmente, e nunca dentro da carne, para não encravar. As unhas devem ser cortadas quadradas, de forma a crescerem inteiras;

- as mulheres devem evitar usar esmalte direto, sem deixar pelo menos um dia de intervalo para as unhas respirarem;

- em casa, no cabeleireiro ou em uma clínica de estética, faça de vez em quando um tratamento com parafina para amaciar a pele: basta derreter parafina numa panela, passar a pasta ainda morna nos pés e envolvê-los em plástico por cerca de 10 minutos;

 - escalda-pés.

 

Calçados:

- evite sapatos de salto alto, que jogam todo o peso do corpo para os dedos, pressionando, por exemplo, o meridiano que se liga diretamente à cabeça, o que pode causar enxaquecas;

- não use sapatos feitos de materiais sintéticos, que não permitem a ventilação, impedindo seus pés de respirarem e aumentando os riscos de infecções por fungos. Os melhores calçados são leves, de salto baixo, feitos de couro ou fibras naturais;

- procure sempre comprar sapatos no final do dia: seus pés estarão mais cansados e inchados, e você poderá perceber melhor se o sapato realmente é confortável para você ou não;

- não use o mesmo sapato dois dias seguidos para evitar fungos;

- após usar um sapato, sempre deixe-o em local ventilado e, de preferência, ensolarado, para secar bem.

 

Postura e exercícios:

- preste atenção à sua postura: como são nosso alicerce, os pés devem estar sempre perfeitamente alinhados. Qualquer desalinhamento aí deslocará o centro da gravidade e outras partes do corpo terão de compensar isso: entortando os joelhos, por exemplo;

- faça exercícios regulares com os pés: movimentos de rotação para torná-los mais flexíveis; de pé, com os pés bem plantados no chão, puxe os dedos para baixo e depois fique nas pontas deles para fortalecer os arcos; pegue bolas de gude ou de golfe com os dedos para tonificar ligamentos e tendões;

- caminhe muito e, sempre que possível, descalço – esse é o melhor exercício e a melhor massagem para os pés.

 

 

Fonte: Massagens para os pés – Reflexologia, Lúcia Cristina de Barros e Luiza Sato, Caras

 

 

Aprenda a relaxar fazendo um escalda-pés:

 

 


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