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MEDITAÇÃO
12.03.2019
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Trataka, técnica da luz
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Amar é muito bom, encontrar alguém ideal é ainda melhor, e, também, ter sucesso na profissão consiste em uma das grandes metas pessoais. Nada disso, no entanto, será suficiente se não houver a tolerância, a compreensão, a paz de espírito e a fé na vida. A busca da transcendência deve estar sempre em um plano paralelo aos desejos de ordem terrena; caso contrário, corre-se o risco de nunca ficar satisfeito com as realizações. Nos dias atuais, saber equacionar o plano material com o espiritual é uma dádiva, e entender que devemos ter hora para trabalhar, brincar e orar é uma evolução pessoal inimaginável.

 

TRATAKA: FIXANDO O OLHAR

 

Na filosofia hindu, a palavra trataka significa "olhar firmemente", e tal conceito linguístico é usado nas técnicas meditativas para descobrir o eu interior, buscar o desenvolvimento do espírito e a abertura dos chakras em um plano estritamente espiritual. Nesse parâmetro, seremos capazes de desenvolver a intuição, a percepção, a mediunidade e os poderes mentais; igualmente, limpar a aura e os chakras de toda a negatividade.

Para realizar o trataka utilizamos a luz de uma vela branca. Você poderá ficar sentado no chão ou em uma cadeira; no entanto, a vela deverá estar próxima, cerca de um braço à frente e com a chama inicial ao mesmo nível dos olhos, nunca acima. Quanto mais escuro estiver o ambiente, mais intensa será a experiência. Talvez à noite, com as luzes apagadas, houvesse uma melhor concentração na chama da vela. As regras de se estar em uma posição confortável, vestindo roupas leves e com a respiração compassada são básicas para qualquer tipo de meditação, esta inclusive. O trataka exige maior quantidade de respiração para o relaxamento; portanto, será um pouco diferente da ensinada na técnica básica. Vale lembrar que a vela não terá significado especial algum; apenas aproveitamos o ponto luminoso para o objetivo descrito a seguir.

 

 

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APRENDA A SEQUÊNCIA COMPLETA;

 

1 - Depois de escolher o local, a posição e acender a vela, feche os olhos; respire (inspire e expire) com total atenção ao seu corpo, repita a operação verificando onde estão os pontos de tensão ao longo do corpo, e relaxe-os um a um.

2 – Se preferir, coloque uma música ambiente suave e tranquila. Não use luz ambiente. Se quiser sentar-se no chão, faça-o em cima de uma almofada, toalha, tapete ou algo parecido, evitando pisos gelados. Nesse caso, deixe a vela acesa, em um pequeno prato, sobre uma cadeira.

3 - Depois de relaxar todos os músculos, faça uma série de dez respirações bem calmas, lentas e profundas; para facilitar, conte mentalmente a sequência respiratória de 1 a 10.

4 - Abra seus olhos e fixe-os na chama da vela. Centralize a atenção na luz até o ponto de perder a consciência corpórea, como se a luz fosse mais importante que você. Deixe a mente vagar. Se os olhos lacrimejarem ou sentir qualquer coceira, tente não dar importância, mantenha a atenção na luz. Geralmente dois minutos são suficientes para que seu sistema óptico comece a distorcer os padrões de luz e criar imagens à volta. Esse é o ponto exato para entrar na fase seguinte.

5 - Feche os olhos e mantenha a imagem da luz da vela na tela mental. Agora, centralize a atenção na imagem refletida em sua mente, clarões brancos e laranjas, entremeados de negro. É comum, nas primeiras práticas, que a imagem mova-se para cima ou para baixo; no entanto, tente sempre fixá-la no meio de sua tela mental. Se outras visões psíquicas aflorarem (símbolos, pessoas, situações), examine-as; mas não reaja emocionalmente a elas. Mantenha o foco na luz, sempre. Esse é um estágio de limpeza espiritual. Quando a imagem começar a esmaecer ou sumir é o momento característico para a próxima fase.

6 - Abra novamente os olhos e repita a instrução do item 3. (Com a prática, aumente o tempo de visualização; nas primeiras vezes, não force sua visão).

7 - Feche novamente os olhos, e repita a instrução do item 4. (Esse é um estágio de desenvolvimento espiritual. Quando a imagem começar a esmaecer é o momento da próxima fase).

8 - Conte mentalmente a sequência respiratória de 1 a 10. Abra seus olhos, respire fundo, faça algum alongamento com as pernas e os braços.

 

 

Fonte: Curso Completo de Terapia Holística e Complementar, Nei Naiff, Nova Era

 

 

Aprenda, agora, as técnicas de Yoga para fortalecer os olhos e melhorar a visão:

 

 


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