CompraZen
Meditação, yoga e bem-estar
BEM-ESTAR
02.04.2019
CompraZen
Escute mais seu corpo
COMPARTILHAR

 

Seu corpo fala e interage com você o tempo todo, mas, para entendê-lo, é preciso que você o conheça. Embora seja uma unidade, o corpo tem várias partes que são autônomas e que se comunicam conosco de forma independente.

 

 

escute-seu-corpo-saude-espiritualidade-equilibrio-amor-evolucao-paz-interior-meditacao-nosso-blog-1.jpg

 

Vamos usar o fígado como exemplo: segundo a Medicina Tradicional Chinesa, o fígado é um universo à parte, é como se ele fosse outro ser humano dentro de nós, porque tem a capacidade de processar os alimentos que ingerimos, separar e metabolizar todas as vitaminas e tudo que nós precisamos para que nosso corpo funcione bem. Na sabedoria ancestral da Medicina Tradicional Chinesa, existe uma lenda - ou uma metáfora - que existem fadas ou devas, que são seres de luz, habitando o nosso fígado e todos os nossos órgãos. Quando o fígado é bem tratado, se há pouca ou nenhuma ingestão de álcool, de alimentos industrializados, e temos uma dieta leve, com comida saudável, que realmente nos faz bem, esses seres de luz fazem o fígado funcionar bem. O fígado é um órgão vital, tão importante quanto o coração ou o cérebro, e precisa ser muito bem cuidado. Não podemos jogar lixo dentro dele o tempo todo, por isso é importante cuidar da alimentação com comida de verdade.

Quando comemos alguma coisa mais pesada, a primeira sensação é uma dor de cabeça, nos sentimos mal, sonolentos, porque o fígado precisa fazer uma força descomunal para processar todo o lixo que jogamos nele. É por isso que entender a energia do nosso corpo e o fluxo da doença é também uma questão de amor! E isso também pode ser chamado de autoestima. É quando você substitui refrigerante por água, pois você sabe que a água combina com o seu corpo. A água foi feita sob medida para o seu corpo. A água está presente em toda a natureza, e o refrigerante foi inventado pelo homem e não é o combustível correto para o seu corpo.

Somente neste exemplo já vemos o nível de simplicidade e de complicação: para ter acesso à água você só precisa encontrá-la na natureza e para ter acesso a um refrigerante existe todo um sistema de fabricação e comercialização. Prefira sempre o simples e os alimentos naturais que já estavam aqui na Terra há mais de quinhentos anos pelo menos. Se foi a natureza que fabricou, pode consumir! Seguindo essa regra simples, seu corpo vai ter mais saúde! Quando você o alimentar com alimentos naturais, orgânicos, coisas que brotam do chão, que nascem em árvores, e com a água que vem da natureza, ele será mais saudável. É muito importante ter esse amor próprio, esse autocuidado, essa autoestima de cuidar de si, pois somos todos expressões da divindade.

 

 

escute-seu-corpo-saude-espiritualidade-equilibrio-amor-evolucao-paz-interior-meditacao-nosso-blog-2.jpg

 

Algumas pessoas que seguem filosofias reencarnacionistas costumam dizer que o nosso espírito é o aspecto que precisa de mais cuidado e que o corpo não importa tanto assim, que não precisamos tomar tanto cuidado com ele. Podemos pensar que sim, que o espírito seja a nossa parte mais essencial, afinal de contas estamos falando da nossa essência espiritual. Mas o corpo material precisa de muitos cuidados e manutenção, pois tudo o que fazemos ao nosso corpo físico afeta diretamente o nosso espírito, e vice-versa.

Há aquelas pessoas que, de forma muito iludida, afirmam: “Daqui a no máximo 50 anos eu já não estarei mais na Terra, então vou aproveitar, comer o que eu quiser, beber de tudo, quero aproveitar a vida!” Espiritualmente falando, isso não é aproveitar a vida, mas desperdiçá-la e jogar fora uma oportunidade rara de evolução. Nós realmente podemos aproveitar o tempo em que estamos aqui na Terra sendo felizes, tendo saúde.

Quem não tem amor por si mesmo e não se cuida, está sempre doente. E que graça há em viver para ficar doente, depender de outras pessoas, passar boa parte da vida em filas de hospitais, procurando ajuda ou tomando medicações? Algumas pessoas realmente precisam desses recursos, e não há mal algum em utilizá-los, mas muitas delas poderiam resolver seus problemas de forma natural, com ajuda terapêutica, abandonando o estado de vitimização e tomando definitivamente as rédeas das suas vidas.  A saúde é o melhor caminho, porque conseguimos ter qualidade de vida, aproveitar melhor os momentos com as pessoas que amamos e usar o nosso tempo de forma positiva, para contribuir com a humanidade.

 

 

escute-seu-corpo-saude-espiritualidade-equilibrio-amor-evolucao-paz-interior-meditacao-nosso-blog-3.jpg

 

Por que você está aqui na Terra? Por que você está nesta vida? Para contribuir com o planeta e ajudar a humanidade a ser melhor. Mesmo que o seu trabalho, seus objetivos e as coisas que você faz sejam simples ou pequenas, você é muito importante no contexto atual da humanidade. Se você cuidar da sua energia e sentir só coisas boas, já está contribuindo muito com o mundo.

Madre Teresa de Calcutá costumava dizer que é um grande engano não fazermos alguma coisa porque a nossa ação é pequena. Ela dizia que o seu trabalho era apenas uma gota no oceano, mas que sem essa gota o oceano seria menor. Com a sabedoria dessa grande mestra da humanidade, podemos encontrar motivação para ajudar alguém neste momento! Agora mesmo! Você tem muito a oferecer, muito com o que contribuir! Pode ser um sorriso, um telefonema, uma mensagem, um abraço, uma palavra amiga. Muitos de nós temos o costume de pensar que a ajuda só pode ser oferecida por quem tem dinheiro. Ledo engano! Você tem muitos talentos e pode oferecê-los ao mundo!

Existe uma frase que de vez em quando aparece nas redes sociais e diz assim: “Gente feliz não enche o saco”. E é verdade. As pessoas que se dizem infelizes e estão sempre com uma energia densa, pesada, passando mal, reclamando, focadas na maledicência, que só sabem extrair o pior da vida poluem o planeta com seus pensamentos, sentimentos e emoções negativos. Então, quanto mais gente feliz no nosso mundão, menos poluído fica o ambiente energético do planeta. E é por isso que só de você procurar ficar bem e cuidar de si com muito amor, já está contribuindo para a evolução da humanidade. Mais tarde, depois de ter se cuidado, de conseguir ajudar alguém e contribuir para que ele seja melhor, de auxiliar na evolução de outras pessoas também, aí, sim, você estará mudando o mundo de verdade.

Quando alguém ajuda alguém, quando faz o que pode pelo mundo, começa a inspirar as outras pessoas, assim como a Madre Teresa fez. Ela já não está mais aqui na Terra, mas deixou seu legado do bem. Se você faz o bem, outras pessoas começam a segui-lo e modelá-lo, fazendo o bem também. Aventure-se, pois o nosso mundo está carente de bons exemplos. E se você for uma boa referência para as outras pessoas, tanto nos cuidados consigo mesmo quanto com os outros, você já está transformando tudo ao seu redor. Mesmo que você só possa contribuir com um pouco, ajude da forma que puder, porque isso também o motiva. Isso também ajuda.

 

 

escute-seu-corpo-saude-espiritualidade-equilibrio-amor-evolucao-paz-interior-meditacao-nosso-blog-4.jpg

 

É muito importante que você pratique o autoamor, o autoperdão, o autocuidado e também aprenda a escutar o seu corpo em momentos de silêncio e contemplação, porque seu corpo fala com você. Silencie sua mente alguns minutos por dia para ouvir o que o seu corpo tem a lhe dizer. Essa é uma prática simples que pode parecer estranha no início, mas, com treino, você certamente aprenderá a ouvi-lo.

Vamos começar essa reflexão supondo que você more na maior cidade do país, um lugar muito barulhento e talvez um dos mais agitados do mundo. Imagine que você escuta muitas buzinas, pessoas circulando, muito barulho em todos os lugares, e é difícil encontrar um tempo para relaxar ou ficar consigo mesmo. Ainda assim, morando no lugar mais agitado do mundo, se quiser de verdade, você conseguirá! Pense que o universo não pode dar o primeiro passo por você, porque, pela lei do livre-arbítrio, somente nós podemos decidir dar o primeiro passo, seja no que for que você quiser investir. O livre-arbítrio é sempre seu. Mas quando nós decidimos dar o primeiro passo, o universo nos empurra e nos impulsiona para os seguintes.

Dê o primeiro passo e pare pelo menos 5 minutos por dia para escutar seu coração. Pode ser no meio da tarde ou no horário que for mais conveniente. Pare, feche os olhos e respire profundamente até conseguir escutar o pulsar do seu coração. Esse é justamente o ponto ideal para que você escute o seu corpo, e ele vai lhe dizer aquilo de que está precisando. O seu corpo se comunica com você sempre, você é que não o escuta. Então, fazer um autoaplicação de Reiki, receber um passe, praticar Ho’oponopono, Yoga e até correr na esteira são formas de comunicação com o próprio corpo, de escutar o que seu corpo quer lhe dizer. Converse com seu corpo, pois ele quer de alguma forma falar sobre a missão de sua alma e de como, juntos – corpo, alma, mente, pensamentos, sentimentos, emoções –, vocês podem contribuir para um mundo melhor.

 

 

Fonte: Código da Alma – Descubra a causa secreta das doenças, Patrícia Cândido, Luz da Serra

 

 

Uma grande lição de Joyce pelo convívio com seu mestre de Yoga:

 

 

MONSIEUR BINOT

(Joyce Moreno)

 

Olha aí, monsieur Binot

Aprendi tudo o que você me ensinou

Respirar bem fundo e devagar

Que a energia tá no ar

Olha aí, meu professor

Também no ar é que a gente encontra o som

E num som se pode viajar

E aproveitar tudo o que é bom

 

Bom é não fumar

Beber só pelo paladar

Comer de tudo o que for bem natural

E só fazer muito amor

Que amor não faz mal

 

Então olha aí, monsieur Binot

Melhor ainda é o barato interior

O que dá maior satisfacão

É a cabeça da gente

A plenitude da mente

A claridade da razão

E o resto nunca se espera

O resto é a próxima esfera

O resto é outra encarnação…

 


Voltar

ÚLTIMOS POSTS

16.07.2019
A mudança é nossa maior aliada na nossa jornada pessoal para a transformação espiritual. ...
Leia mais
09.07.2019
Meu nome é Carolina, mas pode me chamar de Carol. Sou mineira, tenho 32 anos e estou aqui para contar para ...
Leia mais
02.07.2019
A respiração é o condutor de um dos sentidos mais importantes: o olfato. Feche os olhos por um ...
Leia mais

VEJA TAMBÉM

RECEBA NOSSA NEWSLETTER
CompraZen
Meditação, yoga e bem-estar

CompraZen, seu companheiro de jornada

Formas de pagamento

Formas de pagamento

Redes sociais

Facebook Instagram Youtube

Atendimento

(11) 4721-5028

(11) 93148-0456

Site seguro

     
SOBRE CERTIFICADOS SSL
Buda
2017 - Todos os direitos reservados - Compra Zen www.comprazen.com.br - CNPJ 15.294.311/0001-88
Rua Francisco Martins Feitosa, 119 - Mogi das Cruzes - SP - 08735-420 - Brasil
Preços, condições e promoções exclusivos para o site, podendo sofrer alterações sem prévia notificação.