CompraZen
Meditação, yoga e bem-estar
CULTURA
30.07.2019
CompraZen
Catolicismo na Índia
COMPARTILHAR

 

A figura católica mais famosa da Índia é Madre Teresa de Calcutá. Nascida em 1910 na Macedônia, ela adotou o nome Teresa já na Índia, em 1931: vinte anos depois, ela ganhou a cidadania indiana. Na década de 1950, fundou a organização Missionárias da Caridade, na cidade de Calcutá, onde organizou um imenso serviço social de ajuda aos miseráveis. Em 1979, ela recebeu o Prêmio Nobel da Paz e morreu em 1997 de ataque do coração. Há um mito que os indianos gostam de contar: dizem que o próprio Jesus teria viajado pela Índia, mais especificamente na região da Caxemira. Em Srinagar, a capital, há até uma capela chamada de Rozabal, ou a “Tumba do profeta”. Pequena e verde, com uma cripta no seu interior, contém uma placa dizendo que ali está enterrado Yuza Asaf, que chegou à Caxemira há muitos séculos para “procurar a verdade”. A lenda diz que Yuza era o nome hebreu de Jesus. Sobrevivente da crucificação, ele teria ido para Caxemira, onde vivera até os 80 anos.

Mas a história do cristianismo na Índia começou com um dos apóstolos de Jesus: São Tomé. Ele chegou à Índia por volta do ano 50 para pregar os ensinamentos de Jesus em comunidades judaicas do sul, hoje no estado de Kerala. A segunda fase do cristianismo na Índia começou no século XVI com o proselitismo dos portugueses especialmente em Goa, na costa Oeste: a maioria dos cerca de 30 milhões de cristãos indianos vive em Goa e em Kerala. Goa era descrita no fim do século XVII pelos britânicos como uma “Roma na Índia” por estar repleta de missionários católicos. Eles começaram a chegar em 1542 com São Francisco Xavier, um padre basco que ajudou a fundar a Ordem de Jesus. Como embaixador do Papa, ele trouxe a Inquisição para a Índia. Goa passou a ser território do Império português católico.

Mesmo em uma terra de maioria hindu, a Inquisição foi imposta até 1812, mas foi principalmente sobre os europeus que lá desembarcaram: os alvos preferenciais eram os cristãos-novos e os judeus. Os indianos que haviam se convertido para o catolicismo, mas ainda insistiam com determinadas práticas do hinduísmo, também estavam na mira da Inquisição portuguesa. O corpo preservado de São Francisco Xavier, na Basílica de Bom Jesus, é disposto ao público de vez em quando, atraindo centenas de milhares de peregrinos. Ele é tão venerado que, em uma dessas ocasiões, uma devota fanática mordeu o dedo do pé do santo e o arrancou, levando a relíquia na boca (foto abaixo).  

 

 

catolicismo-na-india-colonizacao-portuguesa-bom-jesus-sao-francisco-xavier.jpg

 

 

Várias proibições foram impostas aos hindus, como vestir roupas típicas e colocar nomes sânscritos nos filhos. Brâmanes recebiam ordens de vender suas propriedades. Todos os empregos públicos eram priorizados para os católicos. Para preservar seu status social, muitos hindus de casta alta acabaram cedendo e se converteram. O sucesso na conversão em Goa foi justamente o de ter permitido aos brâmanes manterem seu status social. Os católicos brâmanes, segundo os historiadores, mantinham o seu orgulho de casta e o hábito de casarem entre si, nunca se unindo com pessoas de casta inferior. Várias igrejas em Goa tinham duas portas: uma para os brâmanes e outra para os convertidos de casta baixa.

Com o tempo, os indianos convertidos adaptaram o seu catolicismo às tradições hinduístas milenares. Os cristãos indianos exacerbam na sua demonstração de fé e idolatram imagens de Jesus e santos, colocando inclusive oferendas diante de suas imagens, da mesma forma que os hindus fazem com os seus deuses. Em junho de 2008, a Igreja lançou uma versão da Bíblia indianizada, com imagens que faziam referência ao cotidiano dos hindus e de seus personagens históricos. Uma dessas ilustrações, por exemplo, mostrava Maria vestida com um sári. José era representado com um turbante e vestido com o dhoti típico dos camponeses indianos.

 

 

Fonte: Os Indianos, Florência Costa, Contexto

 

 

Conheça as 10 principais igrejas católicas da Índia:

 

 


Voltar

ÚLTIMOS POSTS

20.08.2019
Algumas delícias da vida só podem ser celebradas porque temos ao nosso dispor os cinco sentidos. Aromas, ...
Leia mais
13.08.2019
A meditação é pragmática, é o equivalente psicológico e emocional de uma ...
Leia mais
06.08.2019
O Instituto Nacional do Câncer colocou no ar um site especializado em alimentação e ...
Leia mais

VEJA TAMBÉM

RECEBA NOSSA NEWSLETTER
CompraZen
Meditação, yoga e bem-estar

CompraZen, seu companheiro de jornada

Formas de pagamento

Formas de pagamento

Redes sociais

Facebook Instagram Youtube

Atendimento

(11) 4721-5028

(11) 93148-0456

Site seguro

     
SOBRE CERTIFICADOS SSL
Buda
2017 - Todos os direitos reservados - Compra Zen www.comprazen.com.br - CNPJ 15.294.311/0001-88
Rua Francisco Martins Feitosa, 119 - Mogi das Cruzes - SP - 08735-420 - Brasil
Preços, condições e promoções exclusivos para o site, podendo sofrer alterações sem prévia notificação.