CompraZen
Meditação, yoga e bem-estar
MEDITAÇÃO
02.07.2019
CompraZen
Aromas e memórias
COMPARTILHAR

 

A respiração é o condutor de um dos sentidos mais importantes: o olfato. Feche os olhos por um momento e respire profundamente pelo nariz. Concentre-se nos cheiros que percebe. Que imagens mentais ou estados de espírito esses cheiros provocam? Muitas vezes, caminhando por uma rua, passamos por uma pessoa estranha que usa o mesmo perfume ou loção de barba de alguém que conhecemos e amamos. De imediato, os sentimentos que tínhamos por essa pessoa vêm à tona...

Dos cinco sentidos, o olfato é o que tem o impacto mais sutil e oculto sobre nós. Certos aromas exercem forte influência sobre nosso humor. O aroma dos cítricos, da pimenta e do café recém-torrado costuma ser revigorante e estimulante; já o cheiro de pão quente, da fumaça proveniente da queima da madeira e dos chás aromáticos é tranquilizante e leva à contemplação.

O efeito dos odores varia muito de uma pessoa para outra, refletindo o conjunto único de experiências vividas. Um cheiro que alguém acha relaxante, talvez porque desencadeie lembranças felizes, pode não significar nada para outra pessoa. Um aspecto da busca de relaxamento é descobrir os cheiros que nos ajudam a ficar mais contentes e calmos. Experimentando, podemos encontrar um óleo, um sabonete ou uma fragrância que nos lembre um tempo feliz da infância, um amigo querido ou o ser amado.

Em um nível mais físico, o sentido do olfato pode ajudá-lo a se concentrar e desfrutar plenamente a respiração. Depois de identificar um aroma agradável, respirações longas e profundas vão ampliar seu prazer, já que respiração e aroma se juntam em um íntimo dueto de satisfação.

 

 

aromas-e-memorias-lembranca-olfativa-emocoes-aromaterapia-relaxamento-meditacao-nosso-blog-imagem.jpg

 

 

A CALMA ATRAVÉS DOS AROMAS

 

- Durante todo o dia, tente prestar atenção nos muitos e variados cheiros que o cercam. Ao perceber um aroma, pergunte-se que associação ele cria para você. Que outras impressões sensoriais, se é que elas existem, ele desperta?

- Isole alguns aromas que você considere calmantes. Essa escolha não precisa ser óbvia – você pode, por exemplo, achar o cheiro de madeira queimada reconfortante e o aroma do lírio enjoativo. Não há regras: cada pessoa saberá que cheiros são calmantes para ela.

- Escolha um desses odores (você pode utilizar um dos óleos da aromaterapia ou encontrá-lo na natureza). Sente-se ou deite-se calmamente, concentrando-se no aroma para amplificar sua percepção.

- Agora tome consciência de sua respiração. Adote a respiração abdominal, que é mais profunda e calmante, permitindo-lhe apreciar mais plenamente o aroma. Imagine que esse aroma é um tranquilizante que você está enviando para o centro do seu ser a cada inspiração. Sopre o estresse para longe a cada expiração.

 

 

Fonte: Aprenda a Relaxar, Mike George, Publifolha

 

 

Uma experiência tocante que comprova a influência dos aromas em nosso universo emocional:

 

 


Voltar

ÚLTIMOS POSTS

26.05.2020
A verdadeira liberdade não tem nada a ver com o mundo exterior. A verdadeira liberdade não é ...
Leia mais
12.05.2020
Somos os autores de cada momento de nossa vida. Somos seres poderosos, capazes de criar nossos futuros com pensamentos ...
Leia mais
28.04.2020
Cada signo do zodíaco guarda características e tendências próprias. Conviver com cada signo ...
Leia mais
RECEBA NOSSA NEWSLETTER
CompraZen
Meditação, yoga e bem-estar

CompraZen, seu companheiro de jornada

Formas de pagamento

Formas de pagamento

Redes sociais

Facebook Instagram Youtube

Atendimento

(11) 4721-5028

(11) 93148-0456

Buda
2017 - Todos os direitos reservados - Compra Zen www.comprazen.com.br - CNPJ 15.294.311/0001-88
Rua Francisco Martins Feitosa, 119 - Mogi das Cruzes - SP - 08735-420 - Brasil
Preços, condições e promoções exclusivos para o site, podendo sofrer alterações sem prévia notificação.