CompraZen
Meditação, yoga e bem-estar
MEDITAÇÃO
02.07.2019
CompraZen
Aromas e memórias
COMPARTILHAR

 

A respiração é o condutor de um dos sentidos mais importantes: o olfato. Feche os olhos por um momento e respire profundamente pelo nariz. Concentre-se nos cheiros que percebe. Que imagens mentais ou estados de espírito esses cheiros provocam? Muitas vezes, caminhando por uma rua, passamos por uma pessoa estranha que usa o mesmo perfume ou loção de barba de alguém que conhecemos e amamos. De imediato, os sentimentos que tínhamos por essa pessoa vêm à tona...

Dos cinco sentidos, o olfato é o que tem o impacto mais sutil e oculto sobre nós. Certos aromas exercem forte influência sobre nosso humor. O aroma dos cítricos, da pimenta e do café recém-torrado costuma ser revigorante e estimulante; já o cheiro de pão quente, da fumaça proveniente da queima da madeira e dos chás aromáticos é tranquilizante e leva à contemplação.

O efeito dos odores varia muito de uma pessoa para outra, refletindo o conjunto único de experiências vividas. Um cheiro que alguém acha relaxante, talvez porque desencadeie lembranças felizes, pode não significar nada para outra pessoa. Um aspecto da busca de relaxamento é descobrir os cheiros que nos ajudam a ficar mais contentes e calmos. Experimentando, podemos encontrar um óleo, um sabonete ou uma fragrância que nos lembre um tempo feliz da infância, um amigo querido ou o ser amado.

Em um nível mais físico, o sentido do olfato pode ajudá-lo a se concentrar e desfrutar plenamente a respiração. Depois de identificar um aroma agradável, respirações longas e profundas vão ampliar seu prazer, já que respiração e aroma se juntam em um íntimo dueto de satisfação.

 

 

aromas-e-memorias-lembranca-olfativa-emocoes-aromaterapia-relaxamento-meditacao-nosso-blog-imagem.jpg

 

 

A CALMA ATRAVÉS DOS AROMAS

 

- Durante todo o dia, tente prestar atenção nos muitos e variados cheiros que o cercam. Ao perceber um aroma, pergunte-se que associação ele cria para você. Que outras impressões sensoriais, se é que elas existem, ele desperta?

- Isole alguns aromas que você considere calmantes. Essa escolha não precisa ser óbvia – você pode, por exemplo, achar o cheiro de madeira queimada reconfortante e o aroma do lírio enjoativo. Não há regras: cada pessoa saberá que cheiros são calmantes para ela.

- Escolha um desses odores (você pode utilizar um dos óleos da aromaterapia ou encontrá-lo na natureza). Sente-se ou deite-se calmamente, concentrando-se no aroma para amplificar sua percepção.

- Agora tome consciência de sua respiração. Adote a respiração abdominal, que é mais profunda e calmante, permitindo-lhe apreciar mais plenamente o aroma. Imagine que esse aroma é um tranquilizante que você está enviando para o centro do seu ser a cada inspiração. Sopre o estresse para longe a cada expiração.

 

 

Fonte: Aprenda a Relaxar, Mike George, Publifolha

 

 

Uma experiência tocante que comprova a influência dos aromas em nosso universo emocional:

 

 


Voltar

ÚLTIMOS POSTS

16.07.2019
A mudança é nossa maior aliada na nossa jornada pessoal para a transformação espiritual. ...
Leia mais
09.07.2019
Meu nome é Carolina, mas pode me chamar de Carol. Sou mineira, tenho 32 anos e estou aqui para contar para ...
Leia mais
02.07.2019
A respiração é o condutor de um dos sentidos mais importantes: o olfato. Feche os olhos por um ...
Leia mais

VEJA TAMBÉM

RECEBA NOSSA NEWSLETTER
CompraZen
Meditação, yoga e bem-estar

CompraZen, seu companheiro de jornada

Formas de pagamento

Formas de pagamento

Redes sociais

Facebook Instagram Youtube

Atendimento

(11) 4721-5028

(11) 93148-0456

Site seguro

     
SOBRE CERTIFICADOS SSL
Buda
2017 - Todos os direitos reservados - Compra Zen www.comprazen.com.br - CNPJ 15.294.311/0001-88
Rua Francisco Martins Feitosa, 119 - Mogi das Cruzes - SP - 08735-420 - Brasil
Preços, condições e promoções exclusivos para o site, podendo sofrer alterações sem prévia notificação.