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27.08.2019
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Apana, a respiração da limpeza
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A cada expiração você elimina o ar viciado que se encontra nos pulmões. O nome sânscrito para a respiração de limpeza, apana, que significa “direcionar para fora”, salienta sua natureza. Essa energia rege a fase de eliminação da respiração, durante a qual as energias que você trouxe para dentro com a respiração de entrada prana retornam ao ambiente externo. Aqui, você vai encontrar exercícios respiratórios que aumentam o apana, promovendo a liberação de tudo o que for tóxico, excessivo ou que não é mais necessário em sua vida, ao mesmo tempo mantendo tudo de que você precisa para alimentar o corpo, as emoções e os relacionamentos.

 

 

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PURIFIQUE SEU SISTEMA

 

Se imaginar que o corpo é uma fábrica, então o apana seria o departamento de embarque, responsável por transportar os produtos fabricados no local e eliminar os subprodutos que restaram do processo de manufatura. No corpo, a influência mais forte dessa energia de expulsão fica na região abaixo do umbigo, de onde administra os órgãos reprodutores e o trato urinário, o cólon e os rins (na medicina tradicional indiana, a energia renal representa a força da vida). À medida que o apana flui para baixo e para fora, supervisiona todas as formas de eliminação corpórea – o suor, a evacuação e urina, a saída do sêmen e do fluxo menstrual, a energia que estimula o processo de nascimento, assim como a eliminação do dióxido de carbono quando você exala.

Os praticantes da ayurveda acreditam que os distúrbios no funcionamento do apana desequilibram a composição química do corpo. Depois de comer, por exemplo, os gases são expelidos como resultado natural da interação química da comida com as enzimas digestivas. Alguns alimentos crus, particularmente as nozes e as sementes, produzem mais gases que outras. O excesso de gases também é produto de digestão incompleta. É tarefa da respiração de limpeza remover esses gases. Quando o apana está fraco, pode não ser capaz de cumprir essa função, levando à abundância de gases, especialmente daqueles que sobem ao invés dos que descem e saem. A ayurveda considera esse movimento errático de “ar” como a causa de problemas de saúde crônicos, desde pressão arterial alta, palpitações e ataques cardíacos, até distúrbios do sistema respiratório e esquizofrenia.

Em uma esfera mais sutil, a respiração da limpeza elimina as experiências sensoriais, emocionais e mentais negativas. De fato, sempre que você faz uma limpeza das coisas de que não mais necessita – roupas, arquivos de trabalho e até relacionamentos – o apana está trabalhando. Se para você é difícil assimilar experiências ou emoções difíceis, os exercícios apresentados podem ajudar, oferecendo a energia de que precisa para eliminar a negatividade e se retirar das situações que não são saudáveis. O apana é essencial para que a mente e o corpo funcionem bem, limpando todo o sistema e formando a base da imunidade em todos os níveis.

 

 

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A VISUALIZAÇÃO DO APANA

 

A sede do apana, a forma de purificação das cinco energias sutis, fica na base da coluna. No corpo, você sente o apana como a força que empurra a gravidade para baixo, que o conecta fisicamente com a terra e o mantém emocionalmente estável. O apana fica dentro do chakra muladhara, que é a base energética do sistema de chakras. O papel desse chakra é mantê-lo com as raízes bem firmes liberando a energia para baixo ao mesmo tempo que o energiza trazendo energia da terra. A sua respiração apana, de eliminação, também precisa trabalhar de forma equilibrada – tanto com a respiração que carrega para dentro o fluxo de apana (que traz energia para o corpo), como a respiração ascendente udana (que lhe permite se expressar). Se o apana não consegue atingir esse equilíbrio ou caso comece a se deslocar na direção errada, você pode se sentir sem chão, inseguro e temeroso, ou até sentir que está sem forças para agir e sobrecarregado do ponto de vista emocional. O exercício de visualização da respiração combate isso, encorajando-o a envolver-se com o fluxo ascendente do apana desde a base da coluna enquanto sente sua energia de estabilidade, que o mantém firme física e emocionalmente.

 

 

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EXERCÍCIO DA RESPIRAÇÃO APANA

 

Este exercício garante que o prana e o apana estejam equilibrados e fluam harmoniosamente, a fim de manter a boa saúde e o equilíbrio emocional. Embora não seja essencial, é melhor praticá-lo com os pés descalços, de preferência na praia ou em um gramado:

- Fique de pé com os pés separados, mas paralelos. Feche os lábios sem apertá-los e os olhos, se preferir. Imagine seu corpo firme como uma montanha.

- Inspire profundamente pelo nariz e imagine-se levando a inspiração para a base da coluna, e em seguida, deixe-a descer para os pés.

- Segure a respiração, visualize a energia continuando a se deslocar para baixo e conectando-se profundamente à terra.

- Expire pelo nariz, imaginando a respiração como uma névoa que sai do chão. Veja as toxinas mentais e emocionais indo embora com a névoa. Enquanto a respiração purificadora se desloca para cima percorrendo o corpo, concentre-se em observar quanto seus pés estão firmes. Repita uma vez ou até cinco vezes, depois relaxe.

 

 

Fonte: Os Segredos da Respiração, Swami Saradananda, PubliFolha

 

 

Medite e pratique os exercícios ao som do mantra Prana Apana Sushumna Hari:

 

 

Prana Apana Sushumna Hari

Hari Har Hari Har Hari Har Hari

 


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