CompraZen
Meditação, yoga e bem-estar
FILOSOFIA ORIENTAL
10.09.2019
Kartikeya, o Deus da Guerra
COMPARTILHAR

 

Kartikeya, o filho das seis Plêiades (também conhecido como Skanda), é considerado o Deus da Guerra. Kartikeya é o mais velho dos dois filhos de Shiva e Parvati. As Krithikas (estrelas), esposas de seis sábios, atuaram isoladamente como mães substitutas para fertilizar a semente de Shiva, nascendo, então, seis meninos. Ao nascerem, essas crianças foram jogadas por suas mães em uma floresta. Os seis meninos, então, fundiram-se em um, surgindo Kartikeya. Sua morada é o Monte Kailash, ao lado de Shiva, Parvati e Ganesha. Ele também fica no Monte Krauncha (para onde foi após a desavença com seus pais por preferirem Ganesha), no sul da Índia, sendo por esse motivo mais reverenciado ali do que na região norte do país. É também venerado nos festivais, como Skanda Shashti, que é realizado em sua honra, bem como nos templos a ele dedicados.

 

 

kartikeya-o-deus-da-guerra-hinduismo-shiva-parvati-ganesha-mitologia-indiana-mantra-nosso-blog-1.jpg

 

 

Kartikeya nasceu com o objetivo claro de destruir o demônio Tarak, que causava grande confusão no domínio dos deuses, atrapalhando o ritmo das estações. Por esse motivo, Kartikeya foi indicado como Comandante-Chefe das forças divinas.  Por ter nascido da semente de Shiva, Kartikeya tinha um temperamento mais destrutivo do que Ganesha, que nasceu do suor de Parvati.

Kartikeya é geralmente representado como muito bonito, de cútis brilhante, segurando em uma das mãos uma lança, seta, espada, disco, laço, escudo e uma concha, enquanto a outra permanece em gesto de bênção. Ele cavalga um pavão, que é seu veículo durante a luta contra o demônio Tarak. É também representado como uma divindade guardiã nos templos de Shiva. A esposa de Kartikeya é Devasena.

 

 

kartikeya-o-deus-da-guerra-hinduismo-shiva-parvati-ganesha-mitologia-indiana-mantra-nosso-blog-2.jpg

 

 

O Festival Skanda Shashti é celebrado ao sul da Índia, como o dia em que Kartikeya derrotou o demônio Tarak. Já, em Bengali, Kartikeya é também cultuado em companhia de Durga Ji. Alguns de seus nomes/Epítetos: Guha, o misterioso; Subramanya, o querido dos Brahmanes; Senapati, o chefe dos exércitos, Gangeia, filho do Ganges, Agnibhu ou Pavaki, filho do fogo; Mahasena, possuidor de um vasto exército; Shaktidhara, armado de uma lança; Naigamesha, mestre dos tradições sagradas.

Entoe o mantra de kartikeya, Om Kartikey Yaye Vidmahe (vídeo abaixo). Seu favor concede coragem e derrota os inimigos. Seu mantra deve ser cantado para resolver a inimizade e conquistar as pessoas. O mantra chama o Senhor Kartikeya para descer à terra e derrotar os inimigos ou aqueles que conspiram contra o devoto, fazendo com que se ganhe coragem e força para enfrentar os obstáculos.

 

 

Fonte: Deuses e Deusas Hindus, B.K. Chaturvedi & Suresh Narain Mathur, Madras

 

 

 

Om Kartike Yaye Vidmahe

Vallinathay Dhimahi

Tanno Skand Prachodayat

 


Voltar

ÚLTIMOS POSTS

17.09.2019
Há duas maneiras de abordar a realidade: o caminho do intelecto e o caminho da inteligência. O caminho do ...
Leia mais
10.09.2019
Kartikeya, o filho das seis Plêiades (também conhecido como Skanda), é considerado o Deus da ...
Leia mais
03.09.2019
Para a mente humana comum, o “eu” parece uma entidade dotada de uma existência definida, concreta, ...
Leia mais

VEJA TAMBÉM

RECEBA NOSSA NEWSLETTER
CompraZen
Meditação, yoga e bem-estar

CompraZen, seu companheiro de jornada

Formas de pagamento

Formas de pagamento

Redes sociais

Facebook Instagram Youtube

Atendimento

(11) 4721-5028

(11) 93148-0456

Site seguro

     
SOBRE CERTIFICADOS SSL
Buda
2017 - Todos os direitos reservados - Compra Zen www.comprazen.com.br - CNPJ 15.294.311/0001-88
Rua Francisco Martins Feitosa, 119 - Mogi das Cruzes - SP - 08735-420 - Brasil
Preços, condições e promoções exclusivos para o site, podendo sofrer alterações sem prévia notificação.