CompraZen
Meditação, yoga e bem-estar
FILOSOFIA ORIENTAL
01.09.2020
CompraZen
Simplicidade
COMPARTILHAR

 

Lao-Tzu nos oferece a seguinte receita para viver uma vida de satisfação e sucesso: “Manifeste a fraqueza, assuma a simplicidade, seja menos egoísta e tenha poucos desejos”. Infelizmente, a nossa vida, a nossa sociedade e o nosso mundo são muito mais complexos do que isso e, normalmente, operam de maneira completamente oposta.

Pode ser que você diga que “É assim que as coisas são” ou que “O mundo é assim”. Respondo que as coisas não precisam ser assim; podemos optar por assumir a beleza e a riqueza da simplicidade e viver de modo mais sereno e satisfatório. Nossa sociedade gulosa e complexa promove de algum modo o contentamento e a paz de espírito dos indivíduos que nela vivem? Se formos honestos, a resposta é definitiva e inegavelmente “não”. O fato é que aparentemente, quanto mais complexa, tecnológica e exteriorizada a sociedade se torna, com mais frequência os problemas aparecem. Então, qual é a resposta? Bem, creio que a simplicidade oferece uma solução para o nosso dilema.

A simplicidade é a essência de qualquer prática espiritual. Complicar, acumular e analisar demais nos dá a sensação subjacente de estarmos esmagados. Esse estado de espírito ansioso e frenético é feito de ilusões destrutivas que, sutilmente, o afastarão da espiritualidade. Simplesmente ser, viver sem o caos das necessidades externas, é o caminho para a liberdade suprema e para a alegria pura.

A simplicidade está no seu coração. É a mesma simplicidade que tínhamos quando éramos crianças curiosas, apreciando pela primeira vez a beleza simples e as maravilhas dos nossos arredores. É viver o momento, sentindo toda a bem-aventurança e o êxtase que o Universo oferece. É explorar o mundo com fé, sem a preocupação, o arrependimento, a ansiedade e o egoísmo debilitantes e todos os outros condicionamentos que adotamos da sociedade. A simplicidade é aproveitar a essência pura de um objeto bonito e sentir a singularidade que há nele, sem a necessidade de acumular todos os melhores objetos do mundo para se sentir digno. Voltar a ser uma criança simples e inocente é se tornar um ser espiritual.

Não é fácil aplicar a simplicidade nesse mundo exageradamente complicado e intelectual, mas com certeza isso é viável. Devemos escapar suavemente dos desejos e necessidades do ego e começar a reconhecer que a vida não é o tamanho do nosso salário, o tanto de conhecimento que acumulamos, quão grande e exótica é a nossa casa ou quantos tipos de carros dirigimos. A vida é apenas o presente; é exigir aqui e agora, aceitando completamente quem somos e o que temos, e acreditar que isso é tudo de que precisamos para a verdadeira paz e felicidade na vida. A simplicidade é um recurso poderoso que o recompensa desde o início.

Eis alguns ensinamentos de grande valor para uma visão de mundo mais aberta, desapegada e plena da vida:

 

 

 

simplicidade-felicidade-espiritualidade-filosofia-oriental-lao-tzu-buda-osho-gandhi-nosso-blog-1.jpg

 

Nosso apetite insaciável não se esgota. É um ciclo contínuo de sofrimento, que só nos causa mais fome, mais ansiedade e mais frustração. Simplesmente nos deixa mais vazios cada vez que percorremos esse ciclo destrutivo. Esse anseio é gerado pelo ego e não tem nada a ver com o espírito. É imperativo abandonar os desejos infindáveis do ego e entrar em harmonia com a energia perfeita da sua natureza real. Assim você descobrirá a satisfação e a serenidade genuínas.

 

Aplicação na sua vida

Quanto é “o suficiente” na sua vida? Infelizmente, só você pode determinar isso. Apenas você pode estabelecer o limite. Pode ser que você aja sob a ilusão de que quanto mais conquista e possui, mais feliz e mais satisfeito se torna. Esse caminho é uma escolha. Entretanto, se você for honesto consigo mesmo, compreenderá quanto sofrimento essa filosofia causou na sua vida. A alternativa é permitir que a luz da verdade atravesse as nuvens do seu ego, levando-o a aceitar e entender que mais não é melhor. Descubra a paz, a tranquilidade e a satisfação que a prática da simplicidade traz para a sua vida.

 

 

 

simplicidade-felicidade-espiritualidade-filosofia-oriental-lao-tzu-buda-osho-gandhi-nosso-blog-2.jpg

 

Os grandes feitos começam com um salto e são criados em pequenos passos. Qualquer coisa que vale a pena ser manifestada na vida começa com um pensamento, seguido de uma ação específica, de pouco em pouco. As grandes obras-primas são pequenos trabalhos que, combinados, alcançaram a grandiosidade. Os trabalhos célebres não são concebidos e produzidos como que por milagre; todos resultam de determinação, persistência e paciência. Visualize e acredite no seu próprio trabalho de gênio e se uma com a fonte celestial para manifestá-lo no mundo físico.

 

Aplicação na sua vida

Todos os trabalhos geniais são criados na simplicidade. Sobrecarregar-nos com a complexidade e com tarefas desnecessárias é a forma mais fácil de cair na armadilha da estagnação e de deixar tudo para amanhã. Qualquer tarefa, seja ela comum ou não, consiste em passos simples do começo ao fim. Crie uma vida de simplicidade e viva por completo no presente eterno. Só assim você poderá ter tudo aquilo que imagina. Acima de tudo, você terá descoberto a paz e o contentamento de viver uma vida simples.

 

 

 

simplicidade-felicidade-espiritualidade-filosofia-oriental-lao-tzu-buda-osho-gandhi-nosso-blog-3.jpg

 

A vida tende a ficar mais rápida a cada dia que passa. O objetivo mais comum da sociedade é terminar as coisas o mais rápido possível e depois passar para a próxima tarefa, igualmente monótona e sem sentido. Corremos de um lado para o outro fazendo, fazendo e fazendo. A vida não se resume a terminar as coisas o mais rápido possível e riscar itens da sua infindável lista de coisas para fazer. Aceite e honre a natureza preciosa da sua vida hoje e deixe de lado a pressa da sociedade.

 

Aplicação na sua vida

Comprometa-se a sair do caminho inconsciente e robótico que você vem trilhando e permaneça atento durante todas as suas atividades. Seja espontâneo e desapegado, divirta-se e, acima de tudo, seja você mesmo. Seja você, simplesmente. Não é preciso comprometer sua vida inteira para fazer isso; pratique apenas meia hora por dia no início, e depois comece a aumentar diariamente o tempo que você passa fazendo esse exercício. Consequentemente ele se tornará parte da sua rotina, e finalmente você saberá como é viver de verdade.

 

 

 

simplicidade-felicidade-espiritualidade-filosofia-oriental-lao-tzu-buda-osho-gandhi-nosso-blog-4.jpg

 

Agora, neste exato momento, faça sua mente parar de divagar e se concentre na satisfação que reveste cada aspecto da sua vida. É natural que o Universo lhe forneça em abundância tudo de que você precisa; infelizmente, muitos não percebem essa dádiva inestimável. Acolha as bênçãos que o cercam. Aqui, agora, neste exato momento, está tudo de que você precisa para ter paz e ser verdadeiramente feliz com a vida. Mergulhe no momento mais glorioso de todos, aquele no qual você está agora, e adentre o fluxo tranquilizante da Energia Universal.

 

Aplicação na sua vida

Pare para considerar o que você realmente quer da vida. É importante que você faça essa pergunta ao seu coração e não ao seu ego. Seu ego sempre responderá: “Eu quero mais. Eu preciso de mais”. Silenciosamente, escute e absorva as respostas da sua alma. Sua alma quer uma casa maior, outro carro, um relógio novo e um emprego melhor? Ou quer a simplicidade, a paz, a tranquilidade, o amor verdadeiro, um objetivo, um sentido, a compaixão e muito mais? Dentro de você está a capacidade de alcançar todos os desejos autênticos da sua alma; porém, antes você deve escolher entre tentar fazer o que o seu ego exige ou realizar os desejos da alma.

 

 

 

simplicidade-felicidade-espiritualidade-filosofia-oriental-lao-tzu-buda-osho-gandhi-nosso-blog-5.jpg

 

A religião é um aspecto da vida que é interpretado e conduzido pelo ser mortal. A religião tem limites; ela é exclusivista, ela pune, julga e, acima de tudo, tem o potencial de nos separar da consciência que conecta tudo que existe no Universo. Na verdade, não existe religião – existe apenas uma alma universal da qual todos fazemos parte. Conecte-se agora à unidade que é o conjunto da criação.

 

Aplicação na sua vida

A religião oferece companheirismo, conforto, estrutura e muitas outras qualidades que são importantes e ajudam na vida diária. Porém, cada religião específica é interpretada e concebida como “o único caminho” pelos seus seguidores, coisa que certamente é uma visão falsa e até mesmo perigosa. A religião também tem um aspecto de exclusivismo; ela fomenta a filosofia do “nós contra eles”, que separa e desconecta os seres humanos da unidade subjacente do Universo. Quer você faça parte de uma religião estruturada, quer não, tenha sempre em mente que existem muitos caminhos que levam a Deus, à iluminação e à liberdade. Não siga uma doutrina ou dogma com uma rigidez tão forte que o faça esquecer dos aspectos vitais da humanidade. Seja qual for o grupo, a igreja, a sinagoga, a mesquita ou outra entidade qualquer de que você faça parte, o fato é que somos todos unidos uns aos outros.

 

 

 

simplicidade-felicidade-espiritualidade-filosofia-oriental-lao-tzu-buda-osho-gandhi-nosso-blog-6.jpg

 

Olhe nos olhos de uma criança. Você verá nada menos que a pura bem-aventurança. A maravilha e a inocência da mente liberta sempre se encontram nas crianças. Viver com a mesma alegria e curiosidade que viveria uma criança, a cada momento, é a única forma de viver verdadeiramente. Ver tudo à sua volta como novidade é acolher a natureza preciosa da vida.

 

Aplicação na sua vida

Contemple os milagres e os mistérios profundos da vida. Pense sobre o processo pelo qual um ser humano passa desde a concepção até o nascimento e daí para a maturidade: do esperma e do óvulo ao crescimento profundo dentro da mãe, daí ao milagre do nascimento, à infância e além. É um processo milagroso que normalmente sequer levamos em conta. Visualize a vida de uma flor desde a semente até o lindo desabrochar, uma divina obra de arte. Lembre-se de ver a vida como uma criança inocente; assim, você não deixará passar nem o menor milagre.

 

 

 

simplicidade-felicidade-espiritualidade-filosofia-oriental-lao-tzu-buda-osho-gandhi-nosso-blog-7.jpg

 

Essa sabedoria, expressada tão sucintamente por Lao-Tzu, é totalmente contrária à estratégia que a maior parte dos seres humanos aplica no seu dia a dia. Por quê? Simplesmente porque vivemos pelo ego em vez de viver pelos princípios que são a essência da nossa alma. Essa ilusão que encobre a nossa alma deve ser transcendida. Você tem duas opções: seguir o caminho do ego ou trilhar a vida da sabedoria, que está inscrita no seu DNA.

 

Aplicação na sua vida

Avalie a sua vida com a sabedoria de Lao-Tzu, como foi dito acima. Quando você pensa, você o faz com clareza e simplicidade ou fica obsessivo e cria turbulência na sua mente? Você pratica a justiça e a generosidade com todos os seres com os quais entra em contato, ou é egoísta e os julga? Você tenta controlar as pessoas e as situações que fazem parte da sua vida ou você se rende à harmonia da natureza e pratica a paciência? E, por fim, você segue a paixão e o propósito internos que nasceram com você ou está preso numa rotina inconsciente e tediosa? Responda a essas perguntas com sinceridade e honestidade e decida se você quer continuar no seu caminho atual ou se gostaria de criar uma vida mais feliz.

 

 

 

simplicidade-felicidade-espiritualidade-filosofia-oriental-lao-tzu-buda-osho-gandhi-nosso-blog-8.jpg

 

A espiritualidade pura consiste no êxtase bem-aventurado e no riso animador da alma. A vida espiritual nunca é chata, estagnada ou tediosa; é espontânea e cheia de aventuras. Ela transborda felicidade e surpresa. Entre no mundo espiritual e deixe para trás o mundo material; o seu coração e a sua alma o recompensarão por essa decisão com uma felicidade genuína e duradora. Sua sede de satisfação verdadeira e infinita será saciada quando você beber do cálice luminoso do espírito eterno e amoroso que permeia o Universo.

 

Aplicação na sua vida

Adote o contentamento e o humor a cada momento da vida. Aprenda a rir de si mesmo e dos desafios que aparecem para você. Sorria diante das adversidades e saiba que é esse o estado natural do seu ser verdadeiro. Faça de sorrir para os outros um hábito, e permita que a sua felicidade interior se difunda por toda a humanidade.

 

 

 

simplicidade-felicidade-espiritualidade-filosofia-oriental-lao-tzu-buda-osho-gandhi-nosso-blog-9.jpg

 

O segredo da iluminação é perceber que a essência da vida é a simplicidade e que devemos praticar essa filosofia em cada momento com o qual somos abençoados. É aí que se descobre a bem-aventurança. Infelizmente, quase todos os seres humanos questionam esse ponto de vista e continuam intelectualizando e complicando a vida. Não há problema nisso, mas antes de escolher seu caminho, a pessoa deve experimentar todas as possibilidades. Condenar um dos caminhos sem ter experiência nele é viver uma vida de ignorância. Pode ser que você esteja condenando justamente o caminho que o libertaria do sofrimento.

 

Aplicação na sua vida

Dedique um dia da sua vida para viver completamente no momento, aceitando tudo o que aparece na sua experiência diária. Viva de maneira simples, com a sua alma. Permita que a energia oniabrangente do Universo o leve em seu fluxo de simplicidade e felicidade. Deixe que os pensamentos e intelectualizações passem, como passam as nuvens. Viva o Agora e simplesmente seja você, aqui mesmo, sem ter para onde correr ou onde se esconder. Só você e o momento presente, aproveitando a intimidade da vida.

 

 

Fonte: Joias Espirituais da Sabedoria Oriental, Richard A. Singer Jr, Pensamento

 

 

Acompanhe “Simples Desejo” na voz de seu autor Jair de Oliveira e de sua irmã, Luciana Mello:

 

 

SIMPLES DESEJO

(Jair Oliveira / Daniel Carlomagno)

 

Que tal abrir a porta do dia

Entrar sem pedir licença

Sem parar pra pensar

Pensar em nada

 

Legal ficar sorrindo à toa

Sorrir pra qualquer pessoa

Andar sem rumo na rua

 

Pra viver e pra ver

Não é preciso muito

Atenção, a lição

Está em cada gesto

Tá no mar, tá no ar

No brilho de seus olhos

Eu não quero tudo de uma vez

Eu só tenho um simples desejo

 

Hoje eu só quero que o dia termine bem

Hoje eu só quero que o dia termine muito bem

 


Voltar

ÚLTIMOS POSTS

15.09.2020
Dentro de cada um de nós, sem exceção, existe uma casa com portas bem trancadas, onde habitam ...
Leia mais
01.09.2020
Lao-Tzu nos oferece a seguinte receita para viver uma vida de satisfação e sucesso: “Manifeste a ...
Leia mais
18.08.2020
Existe uma história muito interessante dentro da tradição zen: Uma noite, quando um monge ...
Leia mais
RECEBA NOSSA NEWSLETTER
CompraZen
Meditação, yoga e bem-estar

CompraZen, seu companheiro de jornada

Formas de pagamento

Formas de pagamento

Redes sociais

Facebook Instagram Youtube

Atendimento

(11) 4721-5028

(11) 93148-0456

Buda
2017 - Todos os direitos reservados - Compra Zen www.comprazen.com.br - CNPJ 15.294.311/0001-88
Rua Francisco Martins Feitosa, 119 - Mogi das Cruzes - SP - 08735-420 - Brasil
Preços, condições e promoções exclusivos para o site, podendo sofrer alterações sem prévia notificação.