CompraZen
Meditação, yoga e bem-estar
MEDITAÇÃO
18.02.2020
CompraZen
Meditação segundo Osho
COMPARTILHAR

 

A meditação é um estado natural que perdemos. Nascemos como meditadores e, depois, aprendemos o caminho da mente. Mas nossa natureza verdadeira permanece oculta em algum lugar lá no fundo, como uma corrente subterrânea. Qualquer dia, cavando um pouquinho, você descobrirá a fonte ainda fluindo, a fonte de águas límpidas. E a maior alegria na vida é encontrá-la.

 

 

MEDITAÇÃO É UM ESTADO DE NÃO-MENTE

 

meditacao-segundo-osho-tecnica-respiracao-nao-mente-aqu-e-agora-nosso-blog-1.jpg

 

Meditação é um estado de não-mente, é um estado de pura consciência sem nenhum conteúdo. Em geral, sua consciência está exageradamente atulhada de lixo, como um espelho coberto de poeira. A mente é um tráfego constante: por ali pensamentos estão passando, desejos estão passando, lembranças estão passando, ambições estão passando. Até mesmo quando você está dormindo, a mente está funcionando, está sonhando. E esse é estado de ausência de meditação. A meditação é justamente o oposto.

Quando não há tráfego e os pensamentos cessam, nenhum desejo se agita e se está em absoluto silêncio – esse silêncio é meditação. E, nesse silêncio, a verdade é conhecida; nunca de outra maneira. Meditação é o estado de não-mente.

Meditação é a percepção de que você não é a mente. Quando a percepção fica cada vez mais profunda em você, muito lentamente, surgem alguns momentos – momentos de silêncio, momentos de espaço puro, momentos em que nada se agita em você e tudo fica sereno. Nesses momentos serenos, você saberá quem é você e conhecerá o mistério da existência.

 

 

NÃO CONFUNDA MEDITAÇÃO COM CONCENTRAÇÃO

 

meditacao-segundo-osho-tecnica-respiracao-nao-mente-aqu-e-agora-nosso-blog-2.jpg

 

Meditação não é concentração. Na concentração existe um eu se concentrando e um objeto no qual ele se concentra, existe uma dualidade. Na meditação, não há ninguém do lado de dentro e nada do lado de fora. Não há divisão entre o interior e exterior – o interior flui para o exterior e o exterior flui para o interior, e as fronteiras deixam de existir. Trata-se de uma consciência não-dual.

A concentração é um ato, uma vontade. A meditação é um estado de ausência de vontade, um estado de inação. É relaxamento. A pessoa simplesmente se abandona em seu próprio ser, e esse ser é o mesmo de todos. Na concentração, a mente funciona a partir de uma resolução e vem do passado. Na meditação, se está simplesmente sendo, não há resolução alguma, não tem passado e não tem futuro. A meditação está no presente, no puro presente; meditação é imediação. Você não pode meditar, você pode estar em meditação. Você não pode estar em concentração, mas pode se concentrar. A concentração é humana; a meditação é divina.

 

 

ESCOLHA UM MÉTODO QUE LHE DÁ PRAZER

 

meditacao-segundo-osho-tecnica-respiracao-nao-mente-aqu-e-agora-nosso-blog-3.jpg

 

Desde o início, encontre uma técnica que lhe agrade. A meditação não deve ser um esforço imposto. Se ela for imposta, estará condenada desde o princípio. Uma coisa imposta nunca o tornará natural; e não há motivo para se criar um conflito desnecessário. Lembre-se sempre: somente o que você gosta pode penetrar fundo em você. Gostar de alguma coisa simplesmente significa que ela se ajusta a você. O ritmo dela entra em sintonia com você; acontece uma harmonia sutil entre você e o método.  Quanto mais você praticar, mais gostará dele. Abandone um método somente quando a alegria de praticá-lo tiver desaparecido; então, a função dele terminou.

Ao apreciar um método, aprofunde-se nele o máximo possível, mas não faça dele um vício porque, um dia, você também precisará abandoná-lo. Não faça dele uma droga. Deixe que o prazer seja o critério. Se há prazer, continue, siga em frente até a última gota de prazer. E, então, seja capaz de abandoná-lo. Escolha outro método que novamente proporcione prazer. Não há necessidade de fazer muitas meditações, pois você poderá acabar fazendo práticas que se confundem, que se contradizem, e sofrerá com isso. Escolha duas meditações e persista em praticá-las. Escolha duas e experimente-as por algumas semanas.

 

 

CRIE UM ESPAÇO PARA A MEDITAÇÃO

 

meditacao-segundo-osho-tecnica-respiracao-nao-mente-aqu-e-agora-nosso-blog-4.jpg

 

Se você puder criar um lugar especial – um pequeno templo ou recanto da sua casa onde possa meditar todos os dias -, então não o use para nenhum outro propósito, porque todo propósito tem sua própria vibração. Use esse recanto somente para a meditação e nada mais. Então ele ficará preparado e esperará por você todos os dias. Ele criará uma atmosfera particular onde você se aprofundará cada vez mais facilmente.

Se você puder escolher um horário para meditar, isso também será de grande ajuda, porque seu corpo e sua mente são um mecanismo. Se você almoçar todos os dias num horário determinado, seu corpo começará a exigir comida nesse horário. Medite todos os dias num mesmo local, à mesma hora, e você criará a “fome” por meditação em seu corpo e sua mente (no início isso será muito bom, a menos que você chegue ao ponto em que a meditação se torne natural e você possa meditar em qualquer lugar e horário).

Isso tudo proporciona a você um clima: você apaga as luzes, acende um certo incenso no quarto, usa certas roupas, consegue uma certa elevação, uma certa suavidade, tem um certo tipo de tapete, uma certa postura. Tudo isso ajuda, mas não causa a meditação. Cada um precisa encontrar seu próprio ritual, que é simplesmente para auxiliá-lo a ficar à vontade e esperar. E, quando você está à vontade e à espera, acontece; como o sono. Deus vem à você; como no amor, Deus vem até você. Você não pode desejar, não pode forçar...

 

 

Fonte: O Que É Meditação, Osho, Ediouro

 

 

Aprenda uma técnica meditativa testemunhando a respiração orientada por Osho:

 


Voltar

ÚLTIMOS POSTS

31.03.2020
Como nossa mãe, a Terra é a nossa melhor professora. Se prestarmos atenção, podemos ...
Leia mais
17.03.2020
O cristianismo, o judaísmo e o islamismo têm, cada qual, seu próprio livro, sua própria lei: ...
Leia mais
03.03.2020
O crítico interior é a voz que nos mantém constantemente informados do que estamos fazendo de ...
Leia mais
RECEBA NOSSA NEWSLETTER
CompraZen
Meditação, yoga e bem-estar

CompraZen, seu companheiro de jornada

Formas de pagamento

Formas de pagamento

Redes sociais

Facebook Instagram Youtube

Atendimento

(11) 4721-5028

(11) 93148-0456

Buda
2017 - Todos os direitos reservados - Compra Zen www.comprazen.com.br - CNPJ 15.294.311/0001-88
Rua Francisco Martins Feitosa, 119 - Mogi das Cruzes - SP - 08735-420 - Brasil
Preços, condições e promoções exclusivos para o site, podendo sofrer alterações sem prévia notificação.