CompraZen
Meditação, yoga e bem-estar
COMPORTAMENTO
08.12.2020
CompraZen
Desperte seu ser criativo
COMPARTILHAR

 

A chave da criatividade é ter disposição para tentar alguma coisa, é se arriscar a fazê-la e ver o que acontece. A nossa criança interior criativa é a parte de nós que não tem medo de tentar coisas novas. Quando as crianças fazem desenhos, elas não se preocupam em saber se eles vão ficar do jeito exato que. Aos olhos de algum crítico, deveriam ser. Elas desenham por prazer. É assim que alimentamos a energia criativa: sentindo a essência dessa criança dentro de nós e nos dispondo a tentar fazer coisas que sejam divertidas, prazerosas, empolgantes, novas e diferentes. Ao entrarmos em contato com a nossa criança interior, abrimos novas portas de criatividade dentro de nós, o que é extremamente divertido e compensador.

 

SOMOS TODOS SERES CRIATIVOS

 

Muitas pessoas acham que não são criativas. Essa ideia é resultado de alguns condicionamentos que recebemos na infância. Alguém um dia nos disse que não éramos criativos e nós acreditamos. Ou então fomos alvo de tantas críticas ou desaprovação que ficamos com medo de tentar outra vez. De um jeito ou de outro, não recebemos estímulo e apoio para expressar a nossa criatividade natural, por isso chegamos à conclusão de que não somos criativos. Mas depois de rompemos as nossas ideias limitantes, os nossos bloqueios e os nossos medos, todos nós voltamos a ser seres criativos.

Muitas pessoas tendem a relacionar a criatividade a apenas alguns tipos de expressão. Todos sabemos que a arte, a dança e a música, por exemplo, requerem criatividade, mas não achamos necessariamente que administrar um negócio ou uma casa ou ser pai ou ser mãe de uma criança também são coisas que requerem criatividade. No entanto, essas são atividades muitíssimo criativas. Na verdade, educar uma criança é uma contribuição extremamente criativa que você faz ao mundo.

Para descobrir o quanto você é criativo, comece a pensar nas coisas que você faz que são prazerosas, naturais em você e não requerem nenhum esforço da sua parte. Você consegue ver o aspectos criativos dessas coisas? Consegue perceber que eles expressam uma faceta importante do seu ser?

 

PARA SER CRIATIVO, VOCÊ PRECISA SE ARRISCAR

 

Para ser criativo, é essencial que você assuma alguns riscos. Isso é mais fácil se você começar devagar. Faça apenas uma coisa nova e diferente. Fantasie sobre uma coisa criativa que você gostaria de fazer. Veja se pode dar um pequeno passo nessa direção, para colocar essa fantasia em prática.

Muitas pessoas acreditam que são velha demais para tentar fazer alguma coisa nova; que se não começaram na infância agora é tarde demais. Nunca é tarde demais. Lembre-se, você não precisa mostrar para ninguém o que está fazendo. O que quer que esteja fazendo, é para si mesmo, para lhe inspirar alegria e uma sensação de liberdade.

Se você é muito perfeccionista, pode achar difícil criar alguma coisa, pois nada lhe parece nem remotamente bom o suficiente. Você precisa desenvolver uma voz que se contraponha a isso, uma voz que o estimule a tentar fazer coisas sem se preocupar muito com os resultados. Pode ajudar se você tiver um “sistema de apoio à criatividade”, uma pessoa ou várias da sua vida que o incentivem a tentar pôr em prática as suas ideias criativas, sem julgá-las. Como disse Maxwell Perkins, “Primeiro coloque sua ideia no papel, depois pense no que fazer com ela”.

 

 

desperte-seu-ser-criativo-criatividade-liberdade-expressao-autentico-felicidade-nosso-blog-imagem.jpg

 

 

O NOSSO CORPO É UMA FORMA CRIATIVA DE EXPRESSÃO

 

Sabemos que cada um de nós é, em essência, um ser criativo, um ser espiritual que encarnou na forma física. Essa forma física é o nosso primeiro ato de criação. Quando mudamos interiormente, o nosso corpo, que é uma expressão do nosso espírito, também muda. Quanto mais você conhece, reconhece e expressa o seu espírito criativo, mais o seu espírito se mostra no seu projeto criativo principal: o seu corpo.

Observe as maneiras pelas quais você desbloqueia a expressão do seu espírito e veja como isso se reflete no seu corpo. Ao remover esses bloqueios à sua expressão criativa, o seu corpo refletirá essa transformação.

O princípio fundamental da criatividade é expressar algo. Você tem que deixar as expressões fluírem. Tem que estar disposto a deixar que as coisas se expressem de maneiras que não sejam perfeitas ou maravilhosas. As pessoas criativas são aquelas dispostas a cometer erros. Quase todas as pessoas bem-sucedidas dizem que tiveram muito mais fracassos do que sucessos. Elas fizeram muitas tentativas que nem sempre funcionaram. Alguns desses fracassos lhes provocaram uma grande decepção, mas elas continuaram assumindo riscos e tentando.

Além disso, a criatividade requer brincadeira. Requer diversão. Requer espírito de aventura. Aprenda a olhar as coisas com um pouco mais de leveza e não leve nada muito a sério. Se nos levarmos demasiado a sério, não teremos espírito de aventura para explorar novos lugares.

 

PROCESSO DE PURIFICAÇÃO CRIATIVA

 

Eis uma sugestão para eliminar alguns bloqueios e deixar a sua energia criativa fluir:

- Pegue várias folhas de papel e algumas canetas coloridas e encontre um local tranquilo e reservado

- Entre em sintonia com qualquer sentimento que lhe diga que você não é criativo. Pegue uma caneta colorida e escreva todos os seus pensamentos e sentimentos de dúvida e crítica com ralação a si mesmo.

- Depois entre em sintonia com a sua voz interior criativa. Pegue uma caneta de outra cor e outra folha de papel e anote todos os sentimentos, ideias e fantasias da sua voz criativa.

- Numa terceira folha de papel, faça com uma caneta de outra cor um desenho de si mesmo (literal ou abstrato), expressando a sua criatividade no mundo. Não se preocupe em saber se o seu desenho é bom ou não. Deixe simplesmente que a sua criança criativa brinque um pouco.

 

 

Fonte: Momento de Despertar, Shakti Gawain, Pensamento

 

 

Solte sua imaginação ao som de “Aquarela”, na versão de Surf Sessions:

 

 

AQUARELA

(Toquinho / Maurizio Fabrizio / Guido Morra / Vinicius de Moraes)

 

Numa folha qualquer eu desenho um sol amarelo

E com cinco ou seis retas é fácil fazer um castelo

Corro o lápis em torno da mão e me dou uma luva

E se faço chover com dois riscos tenho um guarda-chuva

Se um pinguinho de tinta cai num pedacinho azul do papel

Num instante imagino uma linda gaivota a voar no céu

 

Vai voando, contornando

A imensa curva norte-sul

Vou com ela viajando

Havaí, Pequim ou Istambul

Pinto um barco a vela branco navegando

É tanto céu e mar num beijo azul

Entre as nuvens vem surgindo

Um lindo avião rosa e grená

Tudo em volta colorindo

Com suas luzes a piscar

Basta imaginar e ele está partindo

Sereno indo

E se a gente quiser

Ele vai pousar

 

Numa folha qualquer eu desenho um navio de partida

Com alguns bons amigos, bebendo de bem com a vida

De uma América a outra consigo passar num segundo

Giro um simples compasso e num círculo eu faço o mundo

Um menino caminha e caminhando chega num muro

E ali logo em frente a esperar pela gente o futuro está

 

E o futuro é uma astronave

Que tentamos pilotar

Não tem tempo nem piedade

Nem tem hora de chegar

Sem pedir licença muda nossa vida

E depois convida a rir ou chorar

Nessa estrada não nos cabe

Conhecer ou ver o que virá

O fim dela ninguém sabe

Bem ao certo onde vai dar

Vamos todos numa linda passarela

De uma aquarela que um dia enfim

Descolorirá

 

Numa folha qualquer eu desenho um sol amarelo

Que descolorirá

E se faço chover com dois riscos tenho um guarda-chuva

Que descolorirá

Giro um simples compasso e num círculo eu faço o mundo

Que descolorirá...

 


Voltar

ÚLTIMOS POSTS

19.01.2021
Tudo o que você faça, deve ser feito em paz. Eis o melhor remédio para o seu corpo, sua mente e sua ...
Leia mais
05.01.2021
Depois de três anos de retiro no Tibete, um lama ocidental voltou para o seu país e penou para se ...
Leia mais
22.12.2020
Ano Novo. Calendário cristão, calendário budista...tantos calendários com tantas datas e ...
Leia mais
RECEBA NOSSA NEWSLETTER
CompraZen
Meditação, yoga e bem-estar

CompraZen, seu companheiro de jornada

Formas de pagamento

Formas de pagamento

Redes sociais

Facebook Instagram Youtube

Atendimento

(11) 96706-4719

Buda
2017 - Todos os direitos reservados - Compra Zen www.comprazen.com.br - CNPJ 14.088.607/0001-80
Rua Francisco Vaz Coelho, 847 - Vila Lavínia - Mogi das Cruzes - SP - 08735-440 - Brasil
Preços, condições e promoções exclusivos para o site, podendo sofrer alterações sem prévia notificação.