CompraZen
Meditação, yoga e bem-estar
ESPIRITUALIDADE
28.09.2021
CompraZen
O mestre e o despertar
COMPARTILHAR

 

Os grandes instrutores religiosos são como médicos para as doenças do mundo. Superficialmente, a maioria das pessoas inclina-se a dizer que as doenças do mundo são a pobreza, a guerra, a fome, a ganância, a indiferença, o egoísmo, etc. Porém, aprofundando a questão, podemos dizer o mundo sofre a falta da verdadeira inteligência.

A humanidade não tem deficiência da capacidade de raciocínio ou de brilho intelectual, mas parece não ter a inteligência necessária para deixar de lado os mesmos erros repetidamente cometidos. A genialidade dos homens e mulheres não questiona atitudes e ideias que sempre terminam em violência e sofrimento; tais coisas são aceitas como parte inevitável da vida.

Um dos propósitos do verdadeiro ensino religioso é despertar as pessoas do seu condicionamento e pensamento mecânico, para que elas parem de imitar o que outras pessoas sempre fizeram. Existe uma forte tendência de viver de maneira egoísta, porque todo mundo vive; de ser agressivo para se defender; de sobrepujar os outros como sinal de esperteza; de se agarrar a posses e lutar por elas; enfim, de fazer tudo que faz parte da estrutura convencional da vida. Infelizmente, as religiões estabelecidas, longe de promoverem um espírito religioso de inteligência e investigação, fazem justamente o oposto.

Com a imposição da crença, elas desencorajam as pessoas a pensar de maneira independente. O clero, que assume o papel de intermediário entre Deus e as pessoas, impede o desenvolvimento de um adequado senso de responsabilidade no indivíduo. A autoridade das escrituras e as palavras que devem ser aceitas sem questionamento sufocam o intelecto.

 

 

o-mestre-e-o-despertar-guru-iluminacao-caminho-interior-nosso-blog-imagem.jpg

 

 

Os verdadeiros instrutores, por outro lado, preocupam-se com o despertar da inteligência. Isso corresponde ao desabrochar do discernimento (viveka, em sânscrito), que começa com a compreensão dos fatores que fazem a humanidade se entregar à violência, à ganância, à agressão etc durante milênios. Envolve também, a percepção desses condicionamentos na própria pessoa. A atenção, a reflexão e a percepção abrem a mente para que a pessoa se liberte da compulsão e do conformismo.

A crença, a obediência cega, a falta de atenção aos fatores psicológicos e a tendência de fazer o que é imediatamente conveniente são sérios obstáculos ao despertar espiritual. Por isso Buda disse: “Não aceite o que eu digo; descubram o que é a verdade”.

São poucas as pessoas que gostam de ouvir uma mensagem que as retire do seu estado de torpor; preferem permanecer estagnadas internamente e depender de outros para sua “salvação”. Deixar-se levar pela corrente da mundanidade é mais fácil que fazer o esforço necessário para dela emergir e chegar até a praia. O oceano de samsara (roda de nascimentos e mortes) está cheio de tubarões e feras perigosas, mas as pessoas querem permanecer lá, talvez porque pensem que o mal conhecido é melhor que o desconhecido.

Uma visão clara só pode ser desenvolvida com paciência, atenção firme, pensamento profundo, contemplação das raízes dos problemas e refinamento da capacidade de percepção. Não existe alternativa para aqueles que se dedicam a esse autotreinamento. O mundo não pode mudar por si mesmo. Os indivíduos formam o mundo, e somente os indivíduos que se transformam podem transformar o mundo!

 

 

Fonte: Sophia, Editora Teosófica, Jul-set/2006

 

 

A visão do Vedanta indiano sobre mestres e gurus:

 

 


Voltar

ÚLTIMOS POSTS

12.10.2021
Conhecimento dos mais ancestrais do mundo, o benzimento aparece com características próprias nas diversas ...
Leia mais
28.09.2021
Os grandes instrutores religiosos são como médicos para as doenças do mundo. Superficialmente, a ...
Leia mais
14.09.2021
Este texto foi desenvolvido a partir de uma pesquisa médica intitulada A ciência descobre o verdadeiro ...
Leia mais
CompraZen
Meditação, yoga e bem-estar

CompraZen, seu companheiro de jornada

Formas de pagamento

Formas de pagamento

Redes sociais

Facebook Instagram Youtube

Atendimento

(11) 96706-4719

Buda
2017 - Todos os direitos reservados - Compra Zen www.comprazen.com.br - CNPJ 14.088.607/0001-80
Rua Francisco Vaz Coelho, 847 - Vila Lavínia - Mogi das Cruzes - SP - 08735-440 - Brasil
Preços, condições e promoções exclusivos para o site, podendo sofrer alterações sem prévia notificação.