CompraZen
Meditação, yoga e bem-estar
MEDITAÇÃO
10.11.2020
CompraZen
Mantra OM - Som universal
COMPARTILHAR

 

Quem é capaz de nunca se deixar levar por sentimentos negativos como irritação, estresse e tristeza? Nessas horas, uma boa alternativa para virar o jogo e afastar as sensações ruins é incorporar a vocalização de mantras à vida cotidiana. E, nessa prática, o Om surge como o grande destaque. Considerado pelos Vedas o mais sagrado mantra da tradição hinduísta, o Om é visto como uma verdadeira arma contra o negativismo. Uma palavrinha cuja vibração tem o poder de apaziguar a alma.

 

 

mantra-om-pranava-som-universal-divino-hinduismo-yoga-meditacao-nosso-blog-texto.jpg

 

 

Reza a lenda que o som do Om surgiu à época do Big Bang. Na explosão que teria dado origem ao mundo que conhecemos – interpretada pelos hinduístas como um processo cíclico de retração e expansão do universo -, o Om se espalhou por todos os lados. A partir daí, jamais deixou de existir. Aliás, todos os outros mantras que conhecemos foram criados a partir do Om.

O Om é um forte aliado que quem deseja conduzir os pensamentos em direção às vibrações positivas que vêm dos planos mais elevados do universo. Ao entoar esse som sagrado, abrimos nossos canais energéticos e nos tornamos receptivos às qualidades divinas que, então, se manifestam na forma de sentimentos como compaixão, sabedoria, amor e tranquilidade. Assim, não há espaço para a presença de qualquer sentimento negativo.

Além da pronúncia desse mantra fazer o coração vibrar fisicamente, gerando uma grande sensação de bem-estar, ela também ajuda a criar um espécie de camada de proteção em torno de si próprio, impedindo a chegada de qualquer energia ruim. Isso sem falar que desperta e aguça a intuição...

 

 

mantra-om-pranava-som-universal-divino-hinduismo-yoga-meditacao-nosso-blog-imagem.jpg

 

 

Embora seja mais comum entre praticantes de Yoga e meditação, o uso do mantra Om não precisa (e nem deve) ficar restrito apenas e estas atividades. Muito pelo contrário: o cântico pode ser entoado em qualquer situação, desde que haja um desejo sincero de revigorar as energias. Até mesmo os iniciantes na prática podem executá-la com sucesso (veja instruções no final do texto).

Controlar a respiração é um dos passos essenciais para a realização do mantra, o que permite uma melhor oxigenação das células. Por isso, ao expirar lentamente para pronunciar o Om, você se sente completamente relaxado. É um recurso simples que pode ser executado no carro, numa sala de espera ou em qualquer outro lugar. E não te importância se entoar baixinho. O que traz efeito é utilizar um tom de voz bem espontâneo e suave.

Para quem acha difícil entregar-se à pronúncia de um mantra, existem algumas alternativas. O símbolo do Om, por exemplo, estampado em paredes ou quadros, pode servir para harmonizar ambientes e também com instrumento de meditação (ao fixar o olhar na imagem do Om). Outra opção é recorrer a músicas em que o mantra é entoado.

 

ENTOANDO O SOM UNIVERSAL

 

Você não precisa ser um guru da meditação ou do Yoga para desfrutar dos benefícios do Om. Siga as orientações abaixo e descubra como é simples entrar em harmonia com o que existe de mais sagrado no universo:

- Sente-se confortavelmente em uma cadeira ou no chão, com as pernas cruzadas e a coluna ereta.

- Feche os olhos e concentre-se em relaxar seus ombros, rosto e maxilar.

- Em seguida, relaxe o tronco, as pernas e os pés.

- Inspire, tentando preencher totalmente o abdômen, a caixa torácica e o peito.

- Expire lentamente. Enquanto faz isso, entoe o Om com calma e tranquilidade. Pronuncie devagar a letra O e, em seguida, a letra M. O som deve ficar parecido com “OOOO-UMMMMM”.

- Quanto mais natural e suave for sua pronúncia, melhor será o resultado.

 

 

Fonte: Mantras (Qualidade de Vida Especial, Ano 5, nº 69), Editora Tríada

 

 

 


Voltar

ÚLTIMOS POSTS

24.11.2020
A Canção (Gita) do Senhor Supremo (Bhagavan) é a expressão eloquente do bem que Deus nos ...
Leia mais
10.11.2020
Quem é capaz de nunca se deixar levar por sentimentos negativos como irritação, estresse e ...
Leia mais
27.10.2020
O ser humano comum, inconsciente, não tem nenhuma individualidade; ele tem apenas uma personalidade. ...
Leia mais
RECEBA NOSSA NEWSLETTER
CompraZen
Meditação, yoga e bem-estar

CompraZen, seu companheiro de jornada

Formas de pagamento

Formas de pagamento

Redes sociais

Facebook Instagram Youtube

Atendimento

(11) 96706-4719

Buda
2017 - Todos os direitos reservados - Compra Zen www.comprazen.com.br - CNPJ 14.088.607/0001-80
Rua Francisco Vaz Coelho, 847 - Vila Lavínia - Mogi das Cruzes - SP - 08735-440 - Brasil
Preços, condições e promoções exclusivos para o site, podendo sofrer alterações sem prévia notificação.