CompraZen
Meditação, yoga e bem-estar
FILOSOFIA ORIENTAL
19.01.2021
CompraZen
Paz interior, por Paramahansa Yogananda
COMPARTILHAR

 

Tudo o que você faça, deve ser feito em paz. Eis o melhor remédio para o seu corpo, sua mente e sua alma. Eis a maneira mais sublime de viver. Calma é o estado ideal com o qual deveríamos receber todas as experiências da vida. O nervosismo é o oposto da calma, e o seu predomínio, hoje em dia, faz dele algo muito próximo a uma epidemia mundial. A paz é o altar de Deus, a condição na qual a felicidade existe. Quando você se preocupa, uma estática passa pelo seu rádio mental. A canção de Deus é a canção da calma. O nervosismo é a estática; a calma é a voz de Deus falando a você pelo rádio de sua alma.

Só aqueles que desfrutam de harmonia em suas almas conhecem a harmonia que permeia toda a natureza. Quem quer que não tenha essa harmonia interior sente, também, sua falta no mundo. A mente caótica vê caos em toda a parte. Como pode alguém saber como é a paz se nunca a provou? Aquele que tem paz interior, entretanto, pode permanecer nesse estado até em meio às discórdias que haja em seu interior.

Devemos modelar nossa vida segundo uma estrutura triangular: calma e doçura são os dois lados; a base é a felicidade. Todos os dias, lembre-se: “Sou um príncipe de paz, sentado no trono do equilíbrio, dirigindo meu reino de atividades”. Atue uma pessoa rápida ou vagarosamente, na solidão ou nas agitadas aglomerações humanas, ela deve centrar-se na paz e no equilíbrio.

 

SOBRE O NERVOSISMO

 

Aquele que é naturalmente calmo não perde seu sentido de raciocínio, de justiça ou de humor, sejam quais forem as circunstâncias. Ele não envenena os tecidos de seu corpo com ira ou temor, que afetam a circulação de maneira adversa. Demorar-se com indulgência, em pensamentos de medo, raiva, melancolia, remorso, inveja, tristeza, ódio, descontentamento ou preocupação, o tempo todo, e a falta de condições para uma vida normal e feliz – tais como alimentação correta, exercícios adequados, ar puro, sol, trabalho agradável e um propósito na vida – originam moléstias nervosas.

O nervosismo pode, no entanto, ser curado. O paciente precisa estar disposto a analisar sua moléstia e eliminar as emoções desintegradoras e os pensamentos negativos que, pouco a pouco, o estão desnutrindo. A análise objetiva dos problemas da própria pessoa e a manutenção da calma em todas as situações da vida, curarão o caso mais crônico de nervosismo.

A excitação perturba o equilíbrio nervoso, enviando energia excessiva a algumas partes do corpo em detrimento de outras, que não recebem sua quota normal. Essa falha na distribuição adequada da força nervosa é a causa única do nervosismo. Quando houver paz em cada movimento de seu corpo, paz em seu pensamento, em sua força de vontade, paz em seu amor e Deus em suas ambições, lembre-se: você uniu Deus à sua vida.

 

 

paz-interior-por-paramahansa-yogananda-hinduismo-kriya-yoga-meditacao-samadhi-espiritualidade-felicidade-nosso-blog-texto-1.jpg

 

 

PREOCUPAÇÃO E MEDO

 

O medo de fracassar ou de ficar doente se cultiva remoendo esses pensamentos na mente consciente, até fincarem raízes no subconsciente e, por fim, na superconsciência. Em seguida, os temores arraigados superconsciente e subconscientemente começam a germinar e a preencher a mente consciente com as plantas do medo, que não são tão fáceis de destruir quanto teriam sido os pensamentos originais. Arranque-os de dentro de você, concentrando-se poderosamente na coragem, e desloque sua consciência para a absoluta paz de Deus em seu interior.

Seja qual for o seu temor, desvie sua mente dele e entregue o caso a Deus. Tenha fé Nele. Muito do sofrimento se deve apenas às preocupações. Por que sofrer agora, se a doença ainda não chegou? Uma vez que a maioria  das doenças é provocada pelo medo, se você o abandonar estará imediatamente livre. A cura é instantânea. Todas as noites, antes de dormir, faça a seguinte afirmação “O Pai Celestial está comigo, estou protegido”. Mentalmente envolva-se com o Espírito e você sentirá sua maravilhosa proteção.

O medo vem do coração. Se alguma vez você se sentir tomado de pavor de alguma doença ou de acidente, deve inspirar e expirar profunda, lenta e ritmicamente, várias vezes, relaxando a cada expiração. Isso ajuda a normalizar a circulação. Se o seu coração estiver realmente calmo, você não poderá sentir qualquer medo.

O prazer do homem moderno está em obter mais e mais, não se importando com o que acontece aos outros. Mas não seria bem melhor viver com simplicidade – sem muito luxo e com menos preocupações? Não há prazer algum em se ocupar tanto a ponto de não poder aproveitar o que tem. Se estiver sempre emitindo cheques sem nada depositar na sua conta bancária, você acabará sem dinheiro. O mesmo acontece com a sua vida. Sem depósitos regulares de paz na conta da vida, faltar-lhe-á vigor, calma e felicidade. Finalmente você será levado à falência – emocional, mental, física e espiritualmente. Porém, a comunhão diária com Deus restabelecerá permanentemente seu saldo bancário interno.

Não importa quão ocupados estejamos, não nos devemos esquecer de libertar nossas mentes, de vez em quando, completamente, das preocupações e todos os afazeres. Durante um minuto de cada vez, tente afastar pensamentos negativos, fixando a mente na paz interna, especialmente se estiver preocupado. Depois, tente permanecer durante vários minutos com a mente calma. Em seguida, pense em algum incidente feliz; mantenha o pensamento nele, visualize-o; reviva mentalmente alguma experiência agradável, repetidas várias vezes, até que tenha esquecido internamente suas preocupações. A vida é divertida quando não a levamos muita sério. Uma boa gargalhada é um excelente remédio para as enfermidades humanas.

Silencie a inquietude mental voltada para o exterior e interiorize sua mente. Harmonize seus pensamentos e desejos com as realidades plenamente realizadoras que você já tem em sua alma. Então perceberá a harmonia subjacente à sua vida e a toda a natureza. Se afinar suas esperanças e expectativas com essa harmonia intrínseca, flutuará ao longo da vida nas exultantes asas da paz. A beleza e a profundidade do Yoga é que ele dá essa invariável tranquilidade.

 

 

paz-interior-por-paramahansa-yogananda-hinduismo-kriya-yoga-meditacao-samadhi-espiritualidade-felicidade-nosso-blog-texto-2.jpg

 

Fonte: Onde Existe Luz, Paramahansa Yogananda, Self-Realization Fellowship

 

 

Acompanhe o mantra Asato Ma, uma oração para ajudar a transcender as situações mundanas que tiram nossa paz de espírito:

 

 

asato ma sadgamaya
tamaso ma jyotirgamaya
mrtyor ma amrtam gamaya

 

“Ó, Guru, me ajude a me libertar de meus equívocos diversos sobre mim mesmo, o universo e Deus e me abençoe com conhecimento verdadeiro.”

 


Voltar

ÚLTIMOS POSTS

16.02.2021
Muitas vezes o verdadeiro poder do amor à primeira vista é perdido porque insistimos em limitar seu ...
Leia mais
02.02.2021
Iemanjá era filha de Olocum, a Senhora do Mar. Um dia Iemanjá foi viver no continente e sua ...
Leia mais
19.01.2021
Tudo o que você faça, deve ser feito em paz. Eis o melhor remédio para o seu corpo, sua mente e sua ...
Leia mais
RECEBA NOSSA NEWSLETTER
CompraZen
Meditação, yoga e bem-estar

CompraZen, seu companheiro de jornada

Formas de pagamento

Formas de pagamento

Redes sociais

Facebook Instagram Youtube

Atendimento

(11) 96706-4719

Buda
2017 - Todos os direitos reservados - Compra Zen www.comprazen.com.br - CNPJ 14.088.607/0001-80
Rua Francisco Vaz Coelho, 847 - Vila Lavínia - Mogi das Cruzes - SP - 08735-440 - Brasil
Preços, condições e promoções exclusivos para o site, podendo sofrer alterações sem prévia notificação.