CompraZen
Meditação, yoga e bem-estar
BEM-ESTAR
16.03.2021
CompraZen
Optando por uma vida saudável
COMPARTILHAR

 

Pode parecer óbvio, mas não é tão simples assim. Optar por uma vida saudável envolve muitos elementos de nosso cotidiano e muitas vezes usamos uma desculpa como “...se não posso fazer direito, então não vou fazer agora...” para escapar de decisões que afetam não somente nossa saúde, mas a vida e a convivência com amigos, familiares e nossa relação com o trabalho.

Primeiro vamos definir o que é saudável. Existe um milhão de coisas que podemos fazer para tornar nosso dia a dia mais aceitável, sem abrir mão do que conhecemos e entendemos por seguro. Mas de qualquer maneira teremos de iniciar pelo trio fundamental da saúde: nutrição-sono-exercício.

 

 

optando-por-uma-vida-saudavel-alimentacao-sono-exercicio-yoga-meditacao-nosso-blog-1.jpg

 

 

Sua nutrição deve ser voltada ao tipo de atividade que você executa, a quantidade de alimento e a hidratação dependem disso. Uma regra geral é perceber quando se está com fome e sede e saciar a contento, sem exageros. Prefira alimentos que possam lhe trazer mais vida, alimentos frescos (boa procedência e muito bem lavados) como legumes, verduras e frutas, que contêm nutrientes abundantes e fibras.

Um elemento importante é o ritmo e esse é um dos mais difíceis na vida moderna. Nem sempre temos horários definidos e isso acaba desestimulando nossa vontade de levar uma vida mais saudável. Começamos aquele regime sugerido pelo nutricionista com toda paciência e disciplina, na segunda semana surge uma reunião bem na hora de seu almoço e sanduíche de novo; outro dia é o trânsito, ou a escola das crianças, um compromisso com a família, trabalhar até tarde e por aí vamos! Quem consegue ter ritmo desse jeito? Pois é um desafio mesmo, mas a grande questão é que esse desafio ajuda a manter não apenas sua saúde física, mas também sua saúde mental.

Mas o ritmo se torna crucial mesmo na hora de falar sobre o sono. Coloque o sono como prioridade em sua vida. Durma no mínimo seis horas por noite, sendo que o ideal depende muito de seu biorritmo, mas gira em torno de oito a dez horas por dia. Se você puder dormir e acordar sempre nos mesmos horários, é um privilegiado. Se não puder, pense pelo menos na quantidade de horas. Seja realista com seus objetivos, conhecendo onde se quer chegar, faça o melhor possível hoje e vá se aprimorando, o que se aplica a tudo na vida.

 

 

optando-por-uma-vida-saudavel-alimentacao-sono-exercicio-yoga-meditacao-nosso-blog-2.jpg

 

 

Exercício físico é necessário porque levamos uma vida essencialmente sedentária. Procure uma atividade que você goste, e os asanas do Yoga são perfeitos para desenvolver não apenas o corpo, mas também sua consciência, seu bem-estar mental e emocional. Se faltar um dia, não desanime, continue e você vai acabar criando o hábito. A prática de Yoga tem um efeito poderoso quando se consegue cultivar o hábito da execução diária formando um circuito de realimentação positiva, gerando mais disposição para todas as atividades do cotidiano e para a manutenção da regularidade.

Não existe melhor momento para começar a levar uma vida saudável do que agora. Não adianta esperar por um momento ideal. Acredite, isso não existe! A vida é cheia de movimentos, alguns nos levam a muita atividade e estresse e outros a períodos de muita inércia e preguiça, cabe a nós buscar o equilíbrio, a força e a confiança. Para continuar a evoluir, a crescer, devemos contar com a base de nossa saúde: o tripé de nutrição, descanso e atividade moderada. Cada um deles é importante, não negligencie nenhum, faça o melhor que puder.

 

 

optando-por-uma-vida-saudavel-alimentacao-sono-exercicio-yoga-meditacao-nosso-blog-3.jpg

 

 

Finalmente, assim como é preciso cuidar da saúde do corpo, é necessário cuidar da saúde da mente! Talvez, até mais necessário! Logo, a prática regular, preferencialmente diária, de técnicas respiratórias e meditação é fundamental para a manutenção da saúde e o equilíbrio físico, emocional e mental (assista ao vídeo ao final do texto).

E utilize esse incremento de saúde e bem-estar que está alcançando no seu próprio corpo e mente para colaborar para a melhoria do ambiente ao seu redor. Isso significa desenvolver atividades de seva (serviços à sociedade) para fazermos o que estiver ao nosso alcance para diminuir as enormes diferenças sociais existentes, como também colaborar para a preservação e a restauração do meio ambiente, que alcançou seu limite crítico de intervenção.

Sua saúde não afeta apenas você, afeta a todos os que o amam e dependem de você. Se não tiver motivação para se cuidar por si mesmo, procure encontrar essa motivação no amor aos seus! Saúde!

 

Fonte: Livro de Ouro do Yoga, André de Rose, Ediouro

 

 

 

Aprenda com Fernanda Lima uma meditação simples e poderosa e que qualquer pesoa pode praticar :

 

 


Voltar

ÚLTIMOS POSTS

13.04.2021
O Zen é diferente de toda religião. Essa diferença, somada à sua qualidade ...
Leia mais
30.03.2021
Em algum momento da vida, a maioria das pessoas experiencia momentos extraordinários, estados alterados, ...
Leia mais
16.03.2021
Pode parecer óbvio, mas não é tão simples assim. Optar por uma vida saudável envolve ...
Leia mais
RECEBA NOSSA NEWSLETTER
CompraZen
Meditação, yoga e bem-estar

CompraZen, seu companheiro de jornada

Formas de pagamento

Formas de pagamento

Redes sociais

Facebook Instagram Youtube

Atendimento

(11) 96706-4719

Buda
2017 - Todos os direitos reservados - Compra Zen www.comprazen.com.br - CNPJ 14.088.607/0001-80
Rua Francisco Vaz Coelho, 847 - Vila Lavínia - Mogi das Cruzes - SP - 08735-440 - Brasil
Preços, condições e promoções exclusivos para o site, podendo sofrer alterações sem prévia notificação.