CompraZen
Meditação, yoga e bem-estar
CULTURA
11.05.2021
CompraZen
A força expansiva do Sol
COMPARTILHAR

 

Alquímica e astrologicamente, o Sol ocupa um lugar especial no mundo do esoterismo. Simbolicamente ele se relaciona ao ouro, como a força e energia mais resplandecente e radiante no mundo perceptível. Representa a meta que os alquimistas buscavam com seus experimentos para transformar em ouro os metais inferiores. O ouro é imutável e inalterável, irradiando tanto energia quanto pureza. Ao lado do diamante, é um dos materiais naturais mais estimados que existe. O Sol divide com o ouro essas mesmas qualidades, mas a partir de uma dimensão superior dos mundos cósmico e espiritual.

Em algum momento, a maioria das culturas adorou o Sol como a suprema força cósmica. Ele é a força que cria e sustenta a vida no planeta. É vital para toda a vida como doador de calor, energia e luz. Esotericamente, é o centro do ser humano e simboliza a alma, a energia do coração e a iluminação espiritual.

Em muitos sistemas filosóficos o Sol é a energia masculina, ou yang, e está associado às cores amarelo, laranja, branco e ouro, ou a uma mistura delas. A Lua é a energia feminina, ou yin. Suas cores são o prata e às vezes o branco. O Sol é a força expansiva e criativa, enquanto a Lua é reflexiva e contemplativa. Os principais símbolos do Sol são o círculo, a estrela e o anel com um ponto no centro (Astrologia). Outros símbolos são a cruz solar e a cruz equatorial, simbolizando os quatro elementos: terra, água, ar e fogo. Existem muitas outras imagens simbólicas, como a custódia católica, a rosa-dos-ventos gótica e várias estruturas geométricas.

 

 

a-forca-expansiva-do-sol-esoterismo-alquimia-universo-energia-cosmica-nosso-blog-robert-fludd.jpg

 

 

Na gravura de Robert Fludd (acima), o Sol emana raios de calor e luz, tendo recebido uma face humana para representar a microcósmica luz interior e a alma da humanidade. Para Fludd, o Sol é também o coração do macrocosmo, o ponto preciso entre os triângulos de luz e treva, a “esfera de equilíbrio” de forma e matéria. No interior do Sol está a alma cósmica doadora de vida. Robert Fludd aceitava a visão de muitos alquimistas, filósofos e cientistas de que se deve dar ao Sol absoluta primazia na ordem planetária como ponto mediano na criação entre o cosmo exterior e nosso próprio nível de manifestação.

A visão de algumas religiões é de que o Sol representa a luz exterior, enquanto o que é essencial do ponto de vista espiritual é a luz interior dentro de cada ser humano. Mais próximo da verdade está afirmar-se que a “luz”, como energia de vida, é tanto interior quanto exterior, e que para viver precisamos de ambos os tipos, tanto energia cósmica quanto orgânica.

 

 

a-forca-expansiva-do-sol-esoterismo-alquimia-universo-energia-cosmica-nosso-blog-imagem.jpg

 

 

Cientificamente falando, o Sol é apenas uma entre bilhões de estrelas que iluminam o universo. Para nós é a estrela doadora de vida, no centro de nosso sistema solar. O Sol é a razão material por que existimos. Ele afeta nossas vidas em muitos níveis. Nossa própria existência pode ser localizada geneticamente desde o início de nosso sistema solar. Sem a energia do Sol ao longo dos últimos quatro ou cinco bilhões de anos, não estaríamos aqui. Ele é uma parte intrínseca de quem somos. As emanações de forças cósmicas, incluindo radiação e magnetismo, combinam-se para nos afetar e nos manter ao longo de nossa vida. O modo como reagimos ao Sol durante nosso período de vida determina aspectos de nossa psicologia, fisiologia e bem-estar espiritual.

O relacionamento de nosso sistema solar com nossa galáxia e outros sistemas planetários nos liga a todo o cosmo. Talvez a jornada da raça humana esteja apenas começando, e em algum ponto no futuro tenhamos que viajar até outras regiões cósmicas, de uma maneira ou de outra.Enquanto isso, continuamos a nos maravilhar com o milagre do Sol e a geração de energia solar, eletromagnética e cósmica que mantém nosso planeta, a natureza e a força-vida dentro de nós e à nossa volta.

 

 

Fonte: Sophia, Editora Teosófica, Jan/Fev 2013

 

 

Uma canção luminosa, combinando força e esperança:

 

 

O SOL

(Antonio Júlio Nastácia)

 

Ei, dor! Eu não te escuto mais
Você não me leva a nada
Ei, medo! Eu não te escuto mais
Você não me leva a nada, nada

E se quiser saber pra onde eu vou
Pra onde tenha sol, é pra lá que eu vou
E se quiser saber pra onde eu vou
Pra onde tenha sol, é pra lá que eu vou

 


Voltar

ÚLTIMOS POSTS

22.06.2021
O Tai Chi Chuan é uma antiga disciplina chinesa, tradicionalmente usada para a saúde, relaxamento, ...
Leia mais
08.06.2021
A filosofia xamanística pode ser vista em termos de uma teoria de sistemas vivos com base na compreensão ...
Leia mais
25.05.2021
Todos possuem intuição. Ela nos manda fazer uma coisa ou não; nos move numa certa ...
Leia mais
RECEBA NOSSA NEWSLETTER
CompraZen
Meditação, yoga e bem-estar

CompraZen, seu companheiro de jornada

Formas de pagamento

Formas de pagamento

Redes sociais

Facebook Instagram Youtube

Atendimento

(11) 96706-4719

Buda
2017 - Todos os direitos reservados - Compra Zen www.comprazen.com.br - CNPJ 14.088.607/0001-80
Rua Francisco Vaz Coelho, 847 - Vila Lavínia - Mogi das Cruzes - SP - 08735-440 - Brasil
Preços, condições e promoções exclusivos para o site, podendo sofrer alterações sem prévia notificação.