CompraZen
Meditação, yoga e bem-estar
CULTURA
12.04.2022
CompraZen
mensageiros alados
COMPARTILHAR

 

A simples imagem de uma ave é capaz de mexer com nossas energias e despertar em nosso inconsciente emoções e sentimentos adormecidos. Seja voando nas alturas ou deslizando com graça sobre as águas, as aves também evocam céu e água. E quando vêm até nós, em movimentos altivos e graciosos ou na forma de pequenas objetos, nos invadem com sua magia. Escondidos sob suas asas estão mistérios que os homens transformam em sonhos e símbolos, na ânsia de buscar nesses seres um pouco da energia que lhes falta.

As aves representam o pensamento, a imaginação e a busca pela elevação espiritual. Cada pessoa tende a espelhar na imagem do animal um conteúdo psicológico que, repercutido nela mesma, pode causar efeitos singulares. Confira as características associadas a algumas aves e descubra até que ponto e energia delas tem a ver com você:

 

 

 

mensageiros-alados-passaro-aves-simbolos-cultura-tradicao-espiritualidade-mitologia-religiao-beija-flor-nosso-blog.jpg

 

Com cerca de 330 espécies espalhadas pelas Américas, o gracioso beija-flor está associado à arte da cura (diz-se que o som por ele produzido desperta as flores medicinais), à alegria e ao amor. De caráter polígamo (ele abandona a fêmea após a fecundação), o beija-flor foi muito importante entre os astecas, que viam nele o nagual do deus asteca Huitzipochtli. (O nagual, segundo a cultura asteca, é um espírito em forma animal ou planta que acompanha humanos e deuses até a morte). Também está relacionado ao próprio Huitzipochtli, ligado à guerra e ao sol. No passado, suas penas eram muito usadas para fazer amuletos e talismãs de amor. Acreditava-se que podiam amolecer os corações.

 

 

 

mensageiros-alados-passaro-aves-simbolos-cultura-tradicao-espiritualidade-mitologia-religiao-coruja-nosso-blog.jpg

 

Preferida da deusa grega Atena (Minerva para os romanos), a coruja representa a sabedoria obtida por meio do estudo. Ela é vista como o guardião da noite, um guia para o espírito, que fala por enigmas, prevê o futuro e domina as coisas ligadas ao oculto. Na Idade Média, por seus hábitos noturnos, foi considerada um símbolo da escuridão e representava os que não acreditavam em Deus e preferiam viver eternamente nas trevas. Cautelosa e discreta, a coruja também está associada à visão aguda, capaz de enxergar por trás das máscaras e de transformar uma vantagem em desvantagem. Representa a união entre o mundo das sombras e o da luz.

 

 

 

mensageiros-alados-passaro-aves-simbolos-cultura-tradicao-espiritualidade-mitologia-religiao-pavao-nosso-blog.jpg

 

Reverenciado desde o tempo de Alexandre, o Grande, rei da Macedônia, o pavão está associado a todos os aspectos da beleza, assim como à capacidade de ver o passado, o presente e o futuro. Para os romanos, sua cauda era símbolo da união de todas as cores e da totalidade. Talvez por isso ele apareça na arte cristã como a representação da imortalidade, da glória, da justiça e do caráter incorruptível da alma. Na mitologia hindu, suas asas, cheias de formas que parecem olhos, exprime o firmamento. Por outro lado, na antiguidade, muitos viam nesses olhos um sinal de mau agouro. Tal como a fênix, o pavão está ligado à vida que renasce das cinzas. Reza a lenda que essa ave teria sido expulsa do paraíso por causa de sua amizade com a serpente. Mas, como o pavão é, por excelência, um predador desses animais, seu comportamento evoca a ideia de arrependimento da vingança.

 

 

 

mensageiros-alados-passaro-aves-simbolos-cultura-tradicao-espiritualidade-mitologia-religiao-cisne-nosso-blog.jpg

 

O cisne aparece em canções, histórias e mitos. Na Grécia, ara consagrado a Apolo, deus do sol e da música, pois acreditava-se que pouco antes de morrer cantava docemente. Já os druidas dizem que os filhos de Llir, uma divindade irlandesa, foram transformados em cisnes por muitos anos (o rei Lear, da tragédia homônima do escritor inglês William Shakespeare, pode estar associado à Llir). Ele nos faz entrar no mundo dos sonhos e entender suas mensagens. Relacionado à evolução espiritual e ao desenvolvimento da intuição, o cisne também está ligado à arte da adivinhação. Ele nos ajuda a despertar o poder do eu e a aprender a tratar os outros com suavidade.

 

 

 

mensageiros-alados-passaro-aves-simbolos-cultura-tradicao-espiritualidade-mitologia-religiao-aguia-nosso-blog.jpg

 

Símbolo dos deuses da guerra, a águia faz referência direta à velocidade, à força e à coragem. Ela é o Garuda da mitologia indiana, o pássaro que se atira sobre a serpente. Graças à sua excelente visão à distância, está associada à sabedoria e à iluminação espiritual. Ela nos faz voar acima dos aspectos mundanos da vida e observar os pontos mais recônditos da personalidade. Em muitas culturas, representa a ligação com mestres espirituais e é chamada a guiar os espíritos dos mortos para o além. O poder de voar e fulminar, de elevar-se para dominar e destruir o que é inferior, representa sua essência.

 

 

Fonte: Bons Fluidos, Ed. 21, Editora Abril

 

 

Uma delicada canção que retrata a força dos pássaros e das emoções humanas na voz de Geraldo Azevedo:

 

 

CANTA CORAÇÃO

(Carlos Fernando / Geraldo Azevedo)

 

Canta, canta passarinho, canta, canta miudinho

Na palma da minha mão

Quero ver você voando, quero ouvir você cantando

Quero paz no coração

Quero ver você voando, quero ouvir você cantando

Na palma da minha mão

Na palma da minha mão tem os dedos tem as linhas

Que olhar cigano caminha procurando alcançar

A nau perdida, o trem que chega, a nova dança

Mata verde esperança, em suas tranças vou voar

Passarinho, eu vou voar

 

Canta, canta passarinho, canta, canta miudinho

Na palma da minha mão

Quero ver você voando, quero ouvir você cantando

Quero paz no coração

Meu alegre coração é triste como um camelo

É frágil que nem brinquedo, é forte como um leão

É todo zelo, é todo amor, é desmantelo

É querubim, é cão de fogo, é Jesus Cristo, é Lampião

Passarinho, eu vou voar

 


Voltar

ÚLTIMOS POSTS

24.05.2022
Na Índia, o deus Ganesha é um dos mais populares na religião hindu. A seguir, quatro curiosidades ...
Leia mais
10.05.2022
Sua imaginação é uma poderosa e criativa ferramenta para transformar sua vida. A seguir, ...
Leia mais
26.04.2022
No entardecer da terra O sopro do longo Outono Amareleceu o chão. Um vago vento erra, Como um sonho ...
Leia mais
CompraZen
Meditação, yoga e bem-estar

CompraZen, seu companheiro de jornada

Formas de pagamento

Formas de pagamento

Redes sociais

Facebook Instagram Youtube

Atendimento

(11) 96706-4719

Buda
2017 - Todos os direitos reservados - Compra Zen www.comprazen.com.br - CNPJ 14.088.607/0001-80
Mogi das Cruzes - SP - Brasil
Preços, condições e promoções exclusivos para o site, podendo sofrer alterações sem prévia notificação.