CompraZen
Meditação, yoga e bem-estar
MEDITAÇÃO
10.05.2022
CompraZen
Iluminando seu ser
COMPARTILHAR

 

Sua imaginação é uma poderosa e criativa ferramenta para transformar sua vida. A seguir, três meditações que irão explorar seu potencial de amor e transformação:

 

 

iluminando-seu-ser-meditacao-paz-alegria-sabedoria-amor-serenidade-calma-plenitude-nosso-blog-1.jpg

 

- Sente-se confortavelmente em um local onde não seja perturbado. Faça de três a cinco respirações silenciosas. Feche os olhos suavemente.

- Imagine o horizonte cruzando seu peito com um sol radiante nascendo no centro mais interno – seu coração. Como se fosse derretida pelo calor do sol, libere a tensão nos ombros e pela garganta. Suavize a testa e volte a atenção para dento na luz interna. Faça de sete a dez respirações suaves e iguais. Enquanto inspira, imagine o brilho do coração expandir para a superfície interna do corpo. Em cada expiração, deixe a luz recuar.

- Faça novamente de sete a dez respirações tranquilas. Inspire, imagine que a luz toca as partes que interagem com o mundo – olhos, ouvidos, o centro da voz na garganta, as palmas das mãos, as solas dos pés. Expire, sinta a luz ainda mais clara. Enquanto continua a inspirar e expirar, diga silenciosamente: “Eu irradio cordialidade para aqueles que são felizes, compaixão para os que são infelizes, equanimidade para todos”. Então, sente-se em silêncio por alguns minutos.

- Quando se sentir completo, junte as palmas das mãos em frente ao peito e faça reverência com a cabeça. Libere as costas das mãos nas coxas e levante a cabeça. Gentilmente, abra os olhos para retornar ao horizonte do mundo.

 

 

 

iluminando-seu-ser-meditacao-paz-alegria-sabedoria-amor-serenidade-calma-plenitude-nosso-blog-2.jpg

 

- Use esta prática para descobrir sua conexão natural com seu bem-estar. Quanto mais praticar estados que invocam bem-estar, mais eles se tornarão disponíveis. Use a prática a seguir para ensinar a mente e o corpo a experimentarem alegria no momento. À medida que convida a felicidade para a sua vida desta maneira, terá mais acesso a uma vida repleta de alegria.

- Sente-se confortavelmente e, se desejar, feche os olhos. Fique consciente da respiração e respire lenta e profundamente. Respire e vá relaxando, com uma sensação de alívio. Deixe qualquer tensão ir embora quando expirar. Deixe o calor do relaxamente fluir pelo corpo todo, da cabeça aos pés. Encontre sua própria maneira de ficar imóvel, com o corpo relaxado, as emoções calmas, a mente em paz e vazia.

- Pense em quando experimentou uma grande alegria e bem-estar, talvez quando você esteve em um lugar bonito ou com um bom amigo.

- Lembre-se da experiência com quantos detalhes conseguir recordar. Se possível, pegue uma imagem do momento para a mente. O que está acontecendo? Como era o ambiente? Você estava sozinho ou com outras pessoas? De que visões e sons pode lembrar-se?

- Lembre como a experiência de bem-estar ou alegria refletiu no seu corpo. Seu corpo ficou leve? Energético? Expansivo? Como a alegria ficou na sua mente? Sua mente ficou aberta? Presente? Clara? Espere alguns momentos para deixar a sua percepção sentir as sensações no corpo e no humor da mente. Deixe-os registrar completamente esse sentimento de bem-estar à medida que respira. Relaxe a cada expiração.

- Pratique capturar imagens e sentimentos de bem-estar regularmente a cada dia por uma semana. Às vezes, você pode simplesmente invocar e sustentar esses sentimentos de bem-estar sem ter de recriar uma recordação específica.

- Use esta prática a qualquer momento que se sentir travado e quiser mudar para um estado de mente mais elevado, ou simplesmente quando quiser ficar mais aberto para receber a alegria.

 

 

 

iluminando-seu-ser-meditacao-paz-alegria-sabedoria-amor-serenidade-calma-plenitude-nosso-blog-3.jpg

 

- Prepare-se para sentar-se por meia hora.

- Comece chamando à mente um sábio ou santo, ou outro ser humano que admire profundamente.

- Deve ser alguém por quem você tenha algum sentimento e cujos ensinamentos você compreende – Jesus, Buda, Gandhi, Santa Teresa de Ávila...

- Se ninguém vem à mente, escolha uma das qualidades de uma consciência iluminada – como compaixão ou amor. Agora pense profundamente sobre essa pessoa ou as qualidades que você quer incorporar. Considere como seria olhar através dos olhos dessa pessoa. Se for uma qualidade, pergunte-se “Como seria nesse momento olhar através dos olhos do amor?” Pergunte-se “Como este ser trata os outros?” Como ele ou ela se comporta enquanto vive sua vida? (sim, o que Jesus faria?) Imagine-o encarando uma mudança, um grande conflito, o abandono de alguém próximo. Como esta pessoa lidaria com isso?

- Agora, feche os olhos e imagine que o espírito desta pessoa (ou aquela qualidade) habita seu corpo. Inspire, pensando em você, “o amor de Cristo vive em mim, como meu amor”, ou “o estado iluminado de Buda é a minha iluminação”, ou “a coragem de Gandhi é a minha coragem”. Expire, pensando, “Este estado interno preenche meu corpo”.

- Faça isso por alguns momentos. Então pergunte-se: “Como eu andaria pelo mundo se realmente incorporasse as qualidades deste ser? Como trataria a mim mesmo? Como seria com meu parceiro? Meus filhos? Meus pais? As pessoas no ônibus? Como seria a interação com os outros?”

- Deixe sua imaginação se abrir completamente para esta prática, imagine-se iluminado, saturado com amor. Para se lembrar dessa meia hora, aja no mundo de acordo com essa experiência. Seja o grande ser que você está imaginando ser. Aja segundo a qualidade que você deseja assimilar. Faça isso meia hora por dia por uma semana e veja se nota o efeito.

- Bhavana trabalha com o poder das suas emoções para reordenar a experiência interna de si mesmo. Ao treinar a imaginação, aproveitando o seu poder, podemos usá-lo para criar beleza e verdade no mundo.

 

 

Fonte: Saber Viver – Meditação para uma Nova Vida, Iguana Publishing

 

 

Inspire-se nos versos desta canção:

 

 

SOL INTERIOR

(Flávio Venturini / Márcio Borges)

 

Chama no coração só luz da verdade

Depois responde a voz da razão

Que nos pede pra molhar

O deserto chão bem devagar

Pede a dor perdoar

 

Para ser eternamente

Responder a quem mandou

Ouvir o vento que falou

Pra eu amar quem me amou

Quem dá valor a quem eu sou

 

Um beija-flor paira no ar

Até quando vem tempestade

Tira da flor seu doce poder

A vontade o meu ser

Só ficou melhor depois de ver

Que valeu se entregar

 

Condição tão necessária

Redundou num só amor

Nos aqueceu num só calor

O nosso sol interior

O nosso andor e nosso altar

Pra onde eu for vou te levar

Eu vou

 


Voltar

ÚLTIMOS POSTS

24.05.2022
Na Índia, o deus Ganesha é um dos mais populares na religião hindu. A seguir, quatro curiosidades ...
Leia mais
10.05.2022
Sua imaginação é uma poderosa e criativa ferramenta para transformar sua vida. A seguir, ...
Leia mais
26.04.2022
No entardecer da terra O sopro do longo Outono Amareleceu o chão. Um vago vento erra, Como um sonho ...
Leia mais
CompraZen
Meditação, yoga e bem-estar

CompraZen, seu companheiro de jornada

Formas de pagamento

Formas de pagamento

Redes sociais

Facebook Instagram Youtube

Atendimento

(11) 96706-4719

Buda
2017 - Todos os direitos reservados - Compra Zen www.comprazen.com.br - CNPJ 14.088.607/0001-80
Mogi das Cruzes - SP - Brasil
Preços, condições e promoções exclusivos para o site, podendo sofrer alterações sem prévia notificação.