Na Índia, o deus Ganesha é um dos mais populares na religião hindu. A seguir, quatro curiosidades sobre o deus mais carismático da Índia:
1. A CABEÇA DE ELEFANTE
Diz-se que a mãe de Lord Ganesha, a Deusa Parvati, esculpiu um ídolo de menino em pó de açafrão e deu vida a ele, sem o conhecimento de seu marido, Lord Shiva, que meditava no Himalaya. Então, quando Ganesha negou a entrada do Senhor Shiva em sua morada - porque a Deusa Parvati estava se banhando lá dentro - Shiva decapitou a cabeça de Ganesha com raiva. Segundo a lenda, um elefante foi o primeiro animal que Lord Brahma encontrou mais tarde quando saiu para procurar um (para substituir a cabeça de Ganesha).
2. ESCREVENDO O MAHABHRATA
Diz-se que Ganesha escreveu o Mahabharata, como foi recitado para ele pelo sábio Vyasa. E isso foi feito com a condição de que Vyasa não parasse enquanto recitava o épico e que Ganesha não parasse enquanto escrevia, além da condição de que Ganesha não apenas o escrevesse, mas também entendesse cada verso dele. As lendas populares dizem que os dois levaram três anos de fala e escrita contínuas para completar o épico.
3. A MEIA PRESA
Se você já notou o ídolo de Lord Ganesha com cuidado, você deve ter notado a presa quebrada. Como diz a lenda, quando Ganesha estava escrevendo o Mahabharata, a pena com a qual ele estava escrevendo quebrou. Então, para manter a condição de escrever continuamente, Ganesha quebrou sua presa e escreveu com ela. Alguns também acreditam que Lord Parashurama (sexto avatar do deus Vishnu) cortou uma das presas de Ganesha porque ele não permitiu que ele entrasse na residência de Shiva e encontrasse o Senhor Shiva, que estava ocupado orando.
4. RATO COMO SEU VEÍCULO
Agora, existem duas teorias para isso. Primeiro, nos tempos antigos, quando a agricultura era o principal meio de subsistência, os roedores eram um dos maiores obstáculos à prosperidade – como são para os agricultores até hoje. Destruir colheitas, comer grãos armazenados é um trabalho diário para um roedor. Lord Ganesha, ao ter um rato/rato como seu veículo, mostra simbolicamente ter vencido esta praga, mantendo-se assim fiel ao seu nome e trabalhando como destruidor de obstáculos, de acordo com a biodiversidade da Índia. Em segundo lugar, Lord Ganesha foi capaz de alcançar todos os cantos e recantos do mundo - e cumprir seu dever como destruidor de obstáculos - porque seu veículo era um rato - porque ratos/ratos podem deslizar por pequenos buracos e caminhos estreitos.
Fonte: https://www.indiatoday.in/lifestyle/culture/story/ganesh
Cante o mantra para Lord Ganesha junto a Ajeet Kaur:
Om Gam Ganapataye Namah
Formas de pagamento