CompraZen
Meditação, yoga e bem-estar
BEM-ESTAR
05.07.2022
CompraZen
Seu corpo é seu templo
COMPARTILHAR

 

Precisamos aprender a agradecer ao nosso corpo e a apreciá-lo por tudo o que ele nos faz. Todos os dias, trate o seu corpo físico de maneira que o faça se sentir bem. Isso não significa fazer coisas que você acha que são boas para ele. Deixe que ele faça o que realmente o satisfaz e o diverte; coisas que lhe sejam agradáveis e o façam se sentir mais vibrante. Saia ao ar livre, caminhe, respire, dance, nade, descanse, ouça uma bela música, receba uma massagem, coma uma comida deliciosa. Deixe o seu corpo se divertir!

 

 

DESCUBRA O SEU PRÓRPIO RITMO

O nosso corpo físico tem certas necessidades básicas: dormir, alimentar-se, fazer atividades físicas, respirar ar fresco. Precisamos satisfazer essas necessidades com certa regularidade. Dormiremos melhor se formos para a cama toda noite e acordarmos pela manhã no mesmo horário. Também sentiremos mais bem-estar se comermos e nos exercitarmos com certa regularidade. Precisamos descobrir e respeitar os nossos ritmos físicos naturais.

 

 

HÁBITOS DIÁRIOS

Comece perceber quais são as necessidades do seu corpo. Passe a reparar a que horas prefere ir dormir ou acordar pela manhã. Observe em que horário as refeições lhe dão mais energia. Qual é o melhor horário para você se exercitar? É importante estabelecer o melhor ritmo para você, um ritmo que você consiga seguir diariamente. Se não conseguir aderir ao mesmo ritmo, isso provavelmente significa que ele não é o melhor para você. Continue tentando até encontrar o ritmo que funcione melhor para você.

 

 

seu-corpo-e-seu-templo-saude-felicidade-vitalidade-motivacao-cuidado-viver-nosso-blog-2.jpg

 

 

NUTRA SEU CORPO

É importante encontrar o ritmo diário certo para nutrir o seu corpo por meio da alimentação. Cada corpo tem necessidades ligeiramente diferentes, por isso procure perceber o que o seu corpo quer lhe comunicar. As três refeições diárias tradicionais podem não atender às necessidades do seu corpo. Algumas pessoas acham que um café da manhã reforçado é o suficiente para sustentá-las ao longo do dia, enquanto outras gostam de fazer uma refeição frugal pela manhã e almoçar muito bem. Há também quem prefira ingerir, entre o almoço e o jantar, algo que lhe dê mais energia. Preste atenção ao modo como o seu corpo reage aos alimentos que você ingere e, com base nisso, modifique os horários das suas refeições.

 

 

FAÇA EXERCÍCIOS

Todos os dias movimente e estimule o seu corpo de um modo que o divirta e lhe dê mais energia. Para entender às necessidades diárias do seu corpo, você não precisa fazer exercícios até o ponto de sentir dor. Uma caminhada diária é o suficiente para muitas pessoas. Ou você pode nadar, fazer Yoga ou exercícios de alongamento; também pode fazer aulas de aeróbica, andar de bicicleta ou praticar um esporte de que goste, como futebol ou tênis. Tenha cuidado para não extrapolar os limites do seu corpo. Procure dosar os exercícios mais pesados com outros mais leves como alongamento ou caminhadas.

 

 

DURMA BEM

De quantas horas de sono você precisa? Durante o dia, você tem o hábito de tomar café ou outros estimulantes para vencer o cansaço? Na nossa sociedade, que valoriza muito mais a ação e o raciocínio lógico, vivemos o tempo todo tentando superar os nossos limites, sem dar ao corpo e à mente o descanso de que eles precisam. O corpo humano tem que descansar e dormir para poder funcionar bem. Durma tanto quanto for necessário.

 

 

 

seu-corpo-e-seu-templo-saude-felicidade-vitalidade-motivacao-cuidado-viver-nosso-blog-1.jpg

 

 

OUÇA O SEU CORPO

Quando adoece, o seu corpo pode estar tentando lhe comunicar alguma coisa. Ele pode estar querendo lhe dizer que você precisa tomar consciência de algo. Pergunte ao seu corpo o que ele está tentando lhe dizer. O corpo é muito literal. Ele lhe mostrará da maneira mais explícita possível do que você precisa se conscientizar, o que sempre tem a ver com cuidar melhor de si mesmo e se amar um pouco mais.

 

 

O CORPO E AS EMOÇÕES TRABALHAM JUNTOS

A saúde emocional está diretamente ligada à integração e à saúde do corpo físico. O processo de cura das emoções geralmente inclui a cura de desequilíbrios físicos, por meio de massagens e terapias corporais e vários tipos de tratamento alternativos como a quiropraxia ou a acupuntura, ou por meio da alimentação ou de suplementos nutricionais. Podemos fazer um excelente trabalho de cura movimentando o nosso corpo, dançando ou praticando exercícios – deixando a energia da vida fluir pelo nosso corpo. Temos de eliminar do nosso corpo os bloqueios de energia, que geralmente estão ligados a experiências emocionais. O processo de cura é muito mais rápido quando trabalhamos simultaneamente nos níveis físico e emocional.

 

 

Fonte: Momento de Despertar, Shakti Gawain, Pensamento

 

 

Deixe-se contagiar com e emocionante canção de Gonzaguinha na voz de Maria Rita:

 

 

REDESCOBRIR

(Gonzaguinha)

 

Como se fora brincadeira de roda

Jogo do trabalho, na dança das mãos

No suor dos corpos, na canção da vida

O suor da vida no calor de irmãos

 

Como um animal que sabe da floresta

Redescobrir o sal que está na própria pele

Redescobrir o doce no lamber das línguas

Redescobrir o gosto e o sabor da festa

 

Vai o bicho homem fruto da semente

Renascer da própria força, própria luz e fé

Entender que tudo é nosso sempre esteve em nós

Somos a semente, ato, mente e voz

 

Não tenha medo, meu menino bobo

Tudo principia na própria pessoa

Vai como a criança que não teme o tempo

Amor se fazer é tão prazer

Que é como fosse dor

 

Como se fora brincadeira de roda

Jogo do trabalho, na dança das mãos

No suor dos corpos, na canção da vida

O suor da vida no calor de irmãos

 


Voltar

ÚLTIMOS POSTS

02.08.2022
Para compreender os caprichos do tempo é preciso entender antes o que ele é. E adivinhe só: do ...
Leia mais
19.07.2022
Eu não acredito num Deus que esteja separado de nós, que esteja separado da existência. Eu ...
Leia mais
05.07.2022
Precisamos aprender a agradecer ao nosso corpo e a apreciá-lo por tudo o que ele nos faz. Todos os dias, trate o ...
Leia mais
CompraZen
Meditação, yoga e bem-estar

CompraZen, seu companheiro de jornada

Formas de pagamento

Formas de pagamento

Redes sociais

Facebook Instagram Youtube

Atendimento

(11) 96706-4719

Buda
2017 - Todos os direitos reservados - Compra Zen www.comprazen.com.br - CNPJ 14.088.607/0001-80
Mogi das Cruzes - SP - Brasil
Preços, condições e promoções exclusivos para o site, podendo sofrer alterações sem prévia notificação.