CompraZen
Meditação, yoga e bem-estar
MEDITAÇÃO
06.12.2022
CompraZen
Perdão através da meditação
COMPARTILHAR

 

Se existe alguém que causou a você algum mal, tente perdoá-lo, até para seu próprio bem. Lawrence Freeman, monge beneditino e diretor da Comunidade Mundial para a Prática de Meditação Cristã afirma: “Perdoar resgata nossa dignidade e nos faz crescer, pois passamos a conhecer melhor a nós mesmos a aos outros”. Exercitar o perdão nos faz sair da condição de vítimas (dos outros ou das circunstâncias): “O que acontece com as pessoas que se sentem vítimas é que elas se tornam perseguidores em potencial, e assim perpetuam a violência. Perdoando, abandonamos essa condição e esse sofrimento”.

O monge frisa a importância da meditação como caminho para acalmar as emoções e atingir o estado de paz necessário para perdoar. Acompanhe a visão de Freeman sobre o perdão e aprenda os passos básicos da meditação cristã, ensinada em igrejas e grupos de oração católicos.

 

Observar a situação pelo ângulo do outro: “É o estágio em que exercemos a compaixão, tentando entender os motivos que levaram a pessoa a nos atacar. Não é preciso perguntar nada a ela diretamente. Mas vamos tentar nos colocar no mesmo estado de espírito que fez o outro agir dessa forma. Mesmo que não surja nenhuma compreensão relevante, só essa atitude já vai nos levar a outro estado emocional mais tranquilo.”

 

Expressar a raiva: “Na maioria das vezes o perdão não acontece de repente. No primeiro estágio, temos de ser honestos e admitir que podemos estar querendo até destruir o inimigo. É o momento, por exemplo, de colocar toda a raiva numa carta endereçada a quem odiamos – que, claro, nunca vamos enviá-la. Mas ao menos pomos para fora o veneno da raiva, que intoxica nosso sangue, o que nos faz sentir melhor.”

 

Não-violência, início da transformação: “A não-violência significa não reagir violentamente quando nos sentimos feridos ou humilhados. Sempre que sofremos uma injustiça, primeiro sentimos o choque, depois a tristeza. Só daí acontece a segunda etapa, o despertar do ódio, da ira. Nesse espaço diminuto entre a tristeza e a raiva, temos a oportunidade de transformação. Se escolhermos não passar para o estado de violência, aí começa verdadeiramente o processo do perdão, que será feito em etapas, até chegar ao estágio mais elevado do perdão, o ‘amai vossos inimigos’, como afirmava Jesus.”

 

Etapa final: o perdão definitivo: “O tempo e a meditação – que nos leva a olhar para dentro de nós – são nossos grandes aliados na busca do perdão. Quando nos sentimos feridos e magoados, esse é o melhor momento para meditar. Ao descobrirmos que quem nos traiu é um ser humano como nós, podemos sentir verdadeira compaixão por essa pessoa. E um dia, sem mais nem menos, encontramos nosso amigo e descobrimos que já não o odiamos mais.”

 

 

perdao-atraves-da-meditacao-crista-maranatha-compaixao-amor-liberdade-paz-interior-nosso-blog-postura.jpg

 

 

MEDITAÇÃO CRISTÃ

 

Para dom Laurence Freeman, só podemos praticar o perdão quando nos interiorizamos – o que pode ser conseguido pela prática da meditação. “Quando meditamos, a mente se acalma e se integra ao coração. Descobrimos nossa verdadeira natureza interior, feita de paz, amor e alegria e é ela que possibilita o perdão”. O monge divulga em todo o mundo os princípios da meditação cristã, tal como foi criada nos primeiros tempos do cristianismo. “Práticas contemplativas como a meditação são a base de várias religiões”. A meditação cristã proporciona o estado de relaxamento necessário para o nem sempre fácil exercício de perdoar. Pratique-a em um lugar tranquilo:

1 – Sente-se em uma cadeira com a coluna alinhada, procurando relaxar.

2 – Retraia ligeiramente o queixo, o que provocará uma leve inclinação da cabeça para a frente.

3 – Deixe os braços e as mãos relaxadas sobre as coxas.

4 – Descontaria o corpo, eliminando pequenas tensões.

5 – Sinta o silêncio. Mentalmente, repita as sílabas MA – RA – NA – THA, que significam “vinde, ó Senhor!” em aramaico, a língua falada por Jesus. Essa é uma invocação para que Deus preencha seu coração.

6 – Procure centrar seu pensamento nas palavras e volte a elas toda vez que estiver distraído. Comece meditado por 5 minutos e chegue até 20 minutos, pelo menos duas vezes por dia, ao levantar e ao dormir.

 

 

Fonte: Bons Fluidos, ed. 55, Editora Abril

 

 

Uma canção que nos estimula a mudar e começar a amar mais:

 

 

DAQUI SÓ SE LEVA O AMOR

(Jota Quest)

Viver
Tudo o que a vida tem pra te dar
Saber, saber
Em qualquer segundo tudo pode mudar

Fazer
Sem esperar nada em troca
Correr
Sem se desviar da rota

Acreditar no sorriso
E não se dar por vencido

Querer, querer
Mudar o mundo ao seu redor
Saber, saber
Que mudar por dentro pode ser o melhor

Fazer
Sem esperar nada em troca
Vencer
É recomeçar

Quando o sol chegar
Quando o céu se abrir
Saiba que estarei aqui
Aqui

Vamos amar no presente
Vamos cuidar mais da gente
Vamos pensar diferente porque
Daqui só se leva o amor

Daqui só se leva o amor
Daqui só se leva o amor
Daqui só se leva o amor

 


Voltar

ÚLTIMOS POSTS

20.12.2022
Avatar é a encarnação ou reencarnação de Deus. O cristianismo só reconhece um ...
Leia mais
06.12.2022
Se existe alguém que causou a você algum mal, tente perdoá-lo, até para seu próprio ...
Leia mais
22.11.2022
Na vida de um adulto, todo menino ou menina que entra em cena nas relações pessoais ou profissionais ...
Leia mais
CompraZen
Meditação, yoga e bem-estar

CompraZen, seu companheiro de jornada

Formas de pagamento

Formas de pagamento

Redes sociais

Facebook Instagram Youtube

Atendimento

(11) 96706-4719

Buda
2017 - Todos os direitos reservados - Compra Zen www.comprazen.com.br - CNPJ 14.088.607/0001-80
Mogi das Cruzes - SP - Brasil
Preços, condições e promoções exclusivos para o site, podendo sofrer alterações sem prévia notificação.